Legado de Joaquim Vieira Natividade celebrado em colóquio

A relevância do contributo científico e cultural de Joaquim Vieira Natividade justifica uma presença permanente da sua memória no quotidiano dos alcobacenses. Com esse intuito e no âmbito da exposição “Elogio a JVNatividade”, decorreu no passado fim-de-semana, dias 31 de outubro e 1 de novembro, na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, um colóquio para recordar a sua figura e projetar o seu legado para o futuro.
Durante dois dias, familiares, colegas de profissão e admiradores falaram sobre o homem, o cientista e o artista. “Alcobaça tem muita sorte em ter tido uma personalidade tão marcante como Natividade, uma personalidade única que surge uma vez a cada 100 anos”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio que marcou presença na sessão de encerramento do colóquio.
A propósito do previamente anunciado Centro de Competências para a Hortofruticultura, o autarca falou do recente consenso por parte dos 12 municípios da OESTECIM para a criação desta infraestrutura na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade. “Este espaço foi unanimemente reconhecido como ideal para acolher um centro que reúne todas as competências dos diversos agentes e organizações ligados à hortofruticultura, tendo também sido acordado um modelo de governança”, afirmou o autarca, acrescentando que “deste modo, foi dado um passo decisivo para que esta estrutura se torne uma realidade em breve”.
Paulo Inácio reconheceu ainda que “o município de Alcobaça tenta cumprir e honrar o legado de Joaquim Vieira Natividade mesmo sabendo que nunca será suficiente dada a sua dimensão e importância”. “Só espero que Alcobaça não tenha de esperar mais 100 anos para que surja alguém com este amor pela nossa terra”, concluiu Paulo Inácio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos
WhatsApp Image 2024-06-03 at 12.09.27

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found