Maiorga. Ilustrações de alunos dão vida a livro

Era uma vez um projeto de Educação Social, uma lenda por rescrever, uma escritora, um artista, uma escola e os seus alunos, a professora, a comunidade e a junta de freguesia. Personagens que contribuíram para o final feliz desta história. O nascimento do “Policarpo, o Burro que Tocava o Sino”, livro que recria uma Lenda da freguesia da Maiorga.

Da autoria da escritora maiorguense Filomena Fadigas e traduzido para inglês por Emília Barroso, professora na Benedita, o livro resulta de um projeto de Educação Social e Desenvolvimento Comunitário Local, por iniciativa da alcobacense Natércia Inácio. A obra oferece ilustrações muito especiais: desenhos dos alunos da Escola Básica da Maiorga do ano letivo 2020/21. Ilustrações que puderam ver concretizadas, no dia 1 de junho, com a edição do livro, oferecido pela Junta de Freguesia da Maiorga com o apoio dos Amigos das Letras.

Nesta escola onde dizem “sentir-se muito felizes”, os pequenos ilustradores não esquecem o desafio que lhes foi lançado há um ano, que integrava propostas de desenho para esta obra, mas também a colaboração na pintura de um mural, no miradouro da Maiorga, alusivo à lenda.

“Não se esquecem porque foi a primeira saída após tantos dias de confinamento”, recorda a professora Teresa Gonçalves, coordenadora da Escola de Maiorga. Antes do convite para a participação neste projeto, “a autora já tinha vindo à escola, desenvolver atividades com eles, no âmbito da escrita, e quando a Natércia nos convidou para ajudar a concretizar o livro e o mural, a resposta foi sim”.

Saiba mais na edição impressa e digital de 23 de junho de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos
WhatsApp Image 2024-06-03 at 12.09.27

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found