Mudança. Alcobacense superiora das Irmãs de S. José de Cluny

A comunidade das Irmãs de S. José de Cluny de Alcobaça tem, desde 31 de agosto, uma nova superiora: a Irmã Verónica Machado, de 37 anos, nascida em Mendalvo, Évora de Alcobaça.

Verónica Machado assume pela primeira vez o papel de madre superiora: uma “experiência nova” para a religiosa que se juntou à congregação religiosa aos 21 anos. Foi em Braga que fez a sua formação inicial. Passados alguns anos, foi enviada para o Centro Social de São José de Cluny, na Anadia, a sua “primeira comunidade de estágio”, onde assumiu a receção. Depois, no Porto, fez a sua formação como “educadora de infância, tendo exercido, durante seis anos, em Coimbra”. E como descobriu a sua vocação? “Através de vários encontros com as Irmãs da congregação, nomeadamente em retiros e encontros para jovens”. Agora, de regresso a Alcobaça, a Irmã Verónica salienta que “a missão é exigente”, mas pretende que a comunidade de que é responsável e o seu Centro de Bem-Estar Infantil de Alcobaça passem à cidade de Alcobaça um testemunho de fé, “bem como de alegria e boa disposição”.

Com a Irmã Verónica que voltou às suas terras de Cister, veio também a Irmã Rosa Dias, de 72 anos, criada em Ponte de Lima e filha de uma família numerosa. A Irmã Rosa deixou-se atrair “pelos escritos que vi da nossa fundadora, aos 17 anos; gostava de ser como ela”.

Saiba mais na edição impressa e digital de 30 de setembro de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found