Museu da Rádio será inaugurado no Dia Internacional dos Museus em 2017

À margem da inauguração do festival de cinema e de literatura Books&Movies, que decorreu esta segunda-feira, dia 10 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Paulo Inácio anunciou que o município de Alcobaça “irá realizar todos os esforços para que o futuro Museu da Rádio seja oficialmente aberto à comunidade a 18 de maio de 2017, no Dia Internacional dos Museus”.
O Museu da Rádio irá potenciar um vasto e valioso espólio de “máquinas falantes” que constituíam a coleção pessoal de José Madeira Neves, antigo funcionário da Emissora Nacional. O “Espólio Coleção Madeira Neves – Casa das Máquinas Falantes” foi adquirido pelo Município, em maio de 2009, pela mão do então presidente da Câmara Municipal, Dr. Gonçalves Sapinho, ao colecionador natural da Cela. Ao todo são mais de 5000 peças, equipamentos técnicos de radiodifusão e de telecomunicações – rádios, telefones, gravadores, microfones, caixas de música, fonógrafos, gravadores magnéticos e grafonolas.
A nova infraestrutura museológica do concelho de Alcobaça será instalada junto ao Mosteiro de Alcobaça, nos antigos armazéns Vazão, espaço adquirido pela Câmara Municipal em 2015. “O Museu da Rádio é uma das grandes prioridades estratégicas da política cultural da autarquia e será com toda a certeza um dos mais importantes museus dedicados à história da Rádio em todo o país”, sublinhou Paulo Inácio, lembrando que “o espólio de Madeira Neves contém peças raras e únicas no contexto internacional”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos
WhatsApp Image 2024-06-03 at 12.09.27

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found