Música. Ricardo Martins em projeto que integra banda sonora de programa televisivo

Catarina Reis
Jornalista

“Uma fusão entre vários estilos, não se evidenciando um único, música no seu estado mais puro”. É desta forma que Ricardo Martins caracteriza os “Pouca Pena”. O músico de Alcobaça faz parte deste projeto musical, constituído por João Vieira, na guitarra clássica, mentor e compositor do projeto e João Ribeiro no baixo, de Vila Chã de Ourique e de Lisboa, respetivamente.

A integração no grupo, que teve o primeiro concerto a 24 de julho e o lançamento do álbum “Largo da Memória”, surge após seleção; “concorri ao lugar e acabei por ficar”, conta a’O ALCOA. Tendo como na sua base cordofones (acústicos), o músico desvenda que se identificou de imediato com as sonoridades das guitarras “cavaquinho, bandolim e guitarra portuguesa, que deram vida à música do João”. A gravação do álbum da banda, que integra 12 temas, foi financiada através de um prémio do Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores, nele colaboram nomes sonantes da música nacional. O álbum fará parte da banda sonora do programa “Terra 4.0”, a transmitir na RTP 3 a partir de setembro.

Natural da Marinha Grande, mas a viver em Alcobaça há 14 anos, Ricardo Martins tem outros projetos, como a produção do seu EP, adiado há alguns anos. “Tenho cerca de 20 faixas estruturadas para um álbum e dessas, estou focado em quatro que constituirão o EP, o primeiro avanço do trabalho discográfico”. Disco que “será uma fusão entre a música tradicional e um estilo mais pop, com melodias cativantes” que terá na base da composição “instrumentos como o cavaquinho, o bandolim, o ukulele e a guitarra clássica” e contará com a colaboração de outros músicos.

Saiba mais na edição impressa e digital de 25 de agosto de 2022.

Catarina Reis
Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found