Música. Ricardo Martins em projeto que integra banda sonora de programa televisivo

Catarina Ferreira Reis
Jornalista

“Uma fusão entre vários estilos, não se evidenciando um único, música no seu estado mais puro”. É desta forma que Ricardo Martins caracteriza os “Pouca Pena”. O músico de Alcobaça faz parte deste projeto musical, constituído por João Vieira, na guitarra clássica, mentor e compositor do projeto e João Ribeiro no baixo, de Vila Chã de Ourique e de Lisboa, respetivamente.

A integração no grupo, que teve o primeiro concerto a 24 de julho e o lançamento do álbum “Largo da Memória”, surge após seleção; “concorri ao lugar e acabei por ficar”, conta a’O ALCOA. Tendo como na sua base cordofones (acústicos), o músico desvenda que se identificou de imediato com as sonoridades das guitarras “cavaquinho, bandolim e guitarra portuguesa, que deram vida à música do João”. A gravação do álbum da banda, que integra 12 temas, foi financiada através de um prémio do Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores, nele colaboram nomes sonantes da música nacional. O álbum fará parte da banda sonora do programa “Terra 4.0”, a transmitir na RTP 3 a partir de setembro.

Natural da Marinha Grande, mas a viver em Alcobaça há 14 anos, Ricardo Martins tem outros projetos, como a produção do seu EP, adiado há alguns anos. “Tenho cerca de 20 faixas estruturadas para um álbum e dessas, estou focado em quatro que constituirão o EP, o primeiro avanço do trabalho discográfico”. Disco que “será uma fusão entre a música tradicional e um estilo mais pop, com melodias cativantes” que terá na base da composição “instrumentos como o cavaquinho, o bandolim, o ukulele e a guitarra clássica” e contará com a colaboração de outros músicos.

Saiba mais na edição impressa e digital de 25 de agosto de 2022.

Catarina Ferreira Reis
Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos
WhatsApp Image 2024-06-03 at 12.09.27

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found