O Cardeal Tolentino de Mendonça

Afonso Luís
Bancário aposentado

Homem culto, poeta, filósofo, escritor apreciado, José Tolentino de Mendonça parece ser uma das mais influentes figuras de que se rodeia o Papa Francisco. Foi-lhe agora atribuída outra função: prefeito do Dicastério da Cultura e Educação. Num artigo deste jornal, de 8 de setembro, sob o título “Francisco e a Igreja Portuguesa”, fiz referência a alguns dicastérios e, expressamente, ao facto de o Papa pretender reunir num único dicastério a cultura e a educação (como é sabido, os dicastérios são departamentos do governo da Igreja).

Bibliotecário do Vaticano e agora dirigindo um importante dicastério, Tolentino de Mendonça tem oportunidade de colocar ao serviço da Igreja Católica todos os seus vastos conhecimentos bem como a profunda cultura de que é portador. Com 56 anos de idade, tem muito para dar à sociedade do nosso tempo. As suas crónicas na revista do Expresso, sábado após sábado, são autênticas antologias filosófico-literárias. Temas como “O Pessimismo dos Jovens”, “Os Mestres do Inútil”, “A Amizade Social”, “Para Não matarmos a Alma” e tantos outros prendem o leitor de uma forma arrebatada.

Numa altura em que a Igreja atravessa mais uma vez tempos difíceis, agora com problemas de pedofilia (o que pode levar ao afastamento de muitos fiéis) são vultos como Tolentino de Mendonça que lhe trazem ares de transparência e de modernidade. E são também figuras desta craveira que enobrecem o país a que pertencem. Pequeno como é, Portugal tem hoje três individualidades conhecidas mundialmente: o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres; Cristiano Ronaldo, no desporto; e agora o grande poeta Tolentino de Mendonça, na Cúria Romana. Curiosamente, estes dois últimos (Tolentino e Ronaldo) são naturais da ilha da Madeira.

Vamos estar atentos ao percurso de Tolentino de Mendonça, que se vai impondo não só entre os meios católicos, mas também a nível da cultura e do humanismo.

Afonso Luís
Bancário aposentado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found