O Escudo de Armas do Abade Frei João de Ornelas

Anita Mateus
Mestranda em História

João de Ornelas governou o Mosteiro de Alcobaça durante 32 anos. Ao longo deste período é possível apontar vários feitos deste nobre abade.
Hoje, irei falar sobre uma escultura que D. João de Ornelas encomendou, que representa as suas armas pessoais. O escudo, que ainda se encontra preservado no Mosteiro de Alcobaça, é uma peça que é pouco comum no meio monástico. Na obra, é visível a preocupação deste abade em preservar a sua memória, como também a sua influência e autoridade.
Entre os motivos que poderão ter levado João de Ornelas a mandar construir um escudo, poderá ter estado assinalar a sua intervenção, assim como também os seus fideles, na grande Batalha de Aljubarrota. Apoiante do partido do Mestre de Avis, futuro rei D. João I, o abade mobilizou tropas e impossibilitou a passagem dos Castelhanos em Chiqueda, encaminhando-os para o local de batalha escolhido por Nuno Alvares Pereira. É de frisar que este escudo foi construído com despojos da Batalha de Aljubarrota. Como também, segundo Frei Manuel dos Santos, na crónica Alcobaça Illustrada. Noticias e Historia dos Mosteyros e Monges insines Cistercienses da Congregaçam de Santa Maria de Alcobaça da Ordem de S. Bernardo nestes Reynos de Portugal e Algarves, duas imagens do sagrado mistério da Anunciação da Senhora, colocadas no arco da capela-mor no século XIV, um escudo de armas reais com a cruz da Ordem de Avis como usado pelo rei D. João I.
Várias peças deste espólio pertencem ao Mosteiro de Alcobaça, mas, infelizmente, muitas delas já não se encontram na nossa região. Assim sendo, convido os leitores a visitarem o património local e valorizar cada pormenor. Seja este natural, móvel ou histórico.

Anita Mateus
Mestranda em História

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found