Cultura

“O traje tradicional da Nazaré: o avental” em livro

O traje tradicional da nazare

O auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré acolhe, a 28 de setembro, pelas 16h00, o lançamento do livro “O traje tradicional da Nazaré: o avental”.
Seja funcional e prático, como traje de trabalho, ou elaborado e harmonioso, como peça do traje de festa, o avental é um dos elementos mais marcantes do modo de vestir da mulher nazarena. O traje nazareno feminino é único e não parou no tempo; renovando-se todos os anos, acompanha as modas. Na sua confeção e reinvenção, são usados novos tecidos, novas cores e padrões, renascendo todos os anos e elemento identitário da cultura da Nazaré.
A sessão de apresentação contará com a presença do presidente de Câmara da Nazaré, Walter Chicharro; do vice-presidente da Câmara, Manuel Sequeira; e de outros convidados.
Esta iniciativa insere-se nas Jornadas Europeias do Património, que são assim assinaladas na Nazaré, no dia 28 de setembro, este ano subordinadas ao tema “Artes Património Lazer”.
Pretende-se com este tema destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas. Do programa, para além do lançamento deste livro, faz parte a exposição “O Olhar desta gente” de Vitor Estrelinha, patente no Centro Cultural da vila.

Outras notícias em Cultura