Obesidade

Ana Catarina Duarte
Enfermeira veterinária

Cada vez mais cães e gatos apresentam excesso de peso.

Num animal com peso ideal, o corpo tem forma de ampulheta. Havendo excesso de peso, as costelas não se sentem, a cintura não é definida e há uma proeminência no abdómen.

Fatores genéticos, raça, idade (idosos), estado reprodutivo (esterilização), estilo de vida do animal e do tutor, e alimentação desadequada ou em excesso, são fatores que influenciam a condição corporal.
Para evitar o sobrepeso, devem promover-se atividades físicas e fornecer uma alimentação adequada, tendo em consideração a idade, o porte, o estado reprodutivo e o estilo de vida de cada animal.

Deve optar-se por alimento seco, fornecido na dose adequada (seguindo as recomendações da embalagem) e adaptado às necessidades do animal.

Animais com peso em excesso, por norma, comem em quantidades exageradas, têm acesso permanente ao alimento ou ingerem alimento com elevado valor energético. Além disso, os tutores, achando que os estão a mimar, fornecem guloseimas extra (comida caseira ou húmida ou snacks), ricas em calorias, e não reduzem a quantidade de alimento na refeição, por forma a compensar esse extra calórico.

Em consequência, há uma redução da esperança e da qualidade de vida, problemas cardíacos, circulatórios e respiratórios, diminuição imunitária, maiores riscos anestésicos e cirúrgicos, diabetes, problemas ósseos e articulares, problemas hormonais, diminuição da atividade física e da vitalidade, e aumento do cansaço.

É fundamental que todos os membros da família estejam empenhados na manutenção da condição corporal ideal do animal, cumprindo rigorosamente as regras alimentares, no que respeita a horários de refeições, doses fornecidas e fornecimento de “extras”.

“É melhor prevenir do que remediar”: promova ao seu animal um estilo de vida saudável, com atividade física e alimento adequado. Não esqueça que a obesidade é uma inimiga silenciosa que compromete seriamente a vida do seu animal.

Ana Catarina Duarte
Enfermeira veterinária

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found