Quando um desporto se torna mais que isso mesmo…

Foto por Sara Susano

Fazer desporto com um sorriso no rosto é o que acontece numa aula de Zumba, o desporto da moda que já tem milhares de seguidores em 185 países do mundo. O concelho de Alcobaça não é exceção, sendo o Zumba praticado em ginásios e também em associações um pouco por todo o concelho.

Não havendo limite de idades para a prática de Zumba, há «zumbistas» de todas as idades. Constança tem sete anos e diz gostar de fazer Zumba porque é divertido. Por sua vez, Alexandra Duarte, de 12 anos, gosta de fazer Zumba porque “ao mesmo tempo que nos divertimos, estamos a fazer exercício”. Já Nelson Carvalho, de 59 anos, defende que “o Zumba é um bem para a saúde de todos nós; todos devíamos praticar Zumba porque é bom para a alma e para o espírito, é bom para o convívio com os outros e faz-nos sair de casa à noite”.

“O Zumba é uma aula que surge num contexto muito específico de necessidade que hoje em dia as pessoas têm de se divertirem e de se sentirem mais positivas”, explica Rita Morais, de 34 anos, instrutora de fitness do Dino’s Health & Fitness Centers há 12 anos, com certificação de Zumba Fitness há cinco anos e de Zumba Step há seis meses.

“Além dos benefícios físicos do Zumba, sem dúvida nenhuma que há uma mudança muito grande nas pessoas quando começam a fazer Zumba porque sentem-se mais libertas, mais confiantes, mais extrovertidas e sentem maior capacidade de se relacionarem com os outros”, adianta Rita Morais, acrescentando que “há muitas pessoas que estão fechadas um dia inteiro no escritório e quase que se esquecem como é conviver com outras pessoas”. É o caso da administrativa Andreia Machado, de 27 anos. “Pratico Zumba porque preciso fazer desporto e o Zumba pareceu-me a melhor opção e, além disso, na minha profissão passo o dia à secretária e o Zumba ajuda-me a distrair e a aliviar o stress”, afirma a jovem. Para Elisabete Vicente, de 47 anos, “o Zumba, além de ajudar no aspeto da forma física, resistência e flexibilidade, psicologicamente ajuda-nos a distrair, pensando apenas no que estamos a fazer e não em problemas”.

O Zumba tem vários programas adaptados a várias idades, misturando vários estilos de dança e combinando movimentos de fitness. O instrutor colombiano Beto Perez foi o criador do Zumba nos anos 90, quando, por se ter esquecido dos cd’s para uma aula de ginástica localizada, teve que improvizar dando a aula com os cd’s de ritmos latinos que tinha no carro. E assim nasceu a febre «zumbástica».

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found