Opinião

Banner---OPINIAO-João-Maurício

Recordando a inauguração da Igreja da Benedita, 65 anos depois!

O Diário de Lisboa, na sua edição de 14 de Agosto de 1955 publicou, na página 11, uma interessante notícia, recebida pelo telefone. O título, ilustrado com uma foto do templo, diz-nos “A nova igreja da Benedita foi hoje inaugurada”.
O autor do texto – pensamos que terá sido Armando Baltazar – diz-nos que “as ruas encontram-se vistosamente engalanada e atapetadas de alecrim e murta“.
O articulista, depois de fazer um merecido elogio ao Padre Inácio Artur, escreve “à chegada do Sr. Cardeal Patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira a multidão soltou entusiásticas vivas e os sinos tocaram festivamente”. Dizemos nós que o sineiro, de boa memória, era Silvestre Castelhano, figura em destaque no meu próximo livro que espero publicar no próximo ano.
Depois de referir outros detalhes, o autor termina a sua frase “à hora que telefonamos, o Sr. Cardeal Patriarca procede à bênção da igreja. Seguir-se-ão as cerimónias da inauguração da cabine elétrica e do lançamento da primeira pedra para o Centro de Assistência Social”.

Nota final: a inauguração da igreja da Benedita teve ampla divulgação na imprensa regional e nacional, nomeadamente no Comércio do Porto. Recordamos o belo texto publicado pelo saudoso José Luís Machado (Zito) neste jornal.

Outras notícias em Opinião

  • Férias no futuro

    O setor do turismo é um dos mais afetadas pelos efeitos da Covid-19, havendo empresas a criar viagens que podem ser realizadas à distância de…

  • Segredo infalível para o Molotof não abater

    Quantas vezes já tentou fazer um pudim Molotof e no final, quando o retira do forno, o doce abate? O truque para o pudim de…

  • Extraordinários. Turquel

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Em agosto de 2019, gostei muito de…

  • Escolher a escola mais adequada para os meus filhos: quais os critérios a privilegiar?

    Caro leitor, cara leitora, Avizinha-se o início do novo ano letivo que traz consigo diversas dúvidas relacionadas com escolhas escolares. Hoje pretendo dar algumas sugestões…

  • A importância de comer legumes na infância

    A ingestão de legumes é crucial para um bom desenvolvimento, quer do corpo, quer da mente, uma vez que são um grupo alimentar rico em…

  • Sobre Alcobaça – dados a considerar

    Alcobaça é um Concelho especial, marcado pela vivência próxima do mar e da serra, no campo ou em zona mais urbanizada, numa localização central deste…

  • As sementes na sua dieta

    O equilíbrio é extremamente importante na dieta diária, bem como o fraccionamento e a diversidade. As sementes são uma opção uma vez que conferem diversidade,…

  • Extraordinários. Manuel Castelhano

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Exalte-se a boa gestão, numa semana em…

  • Vinho contribui para o pão de um milhão de portugueses

    Na agricultura alcobacense de há sessenta e tal anos, não havia semana-inglesa, muito menos americana, que seria considerada uma modernice, sem viabilidade. Só não se…

  • Uma figura que emerge

    O Alcoa noticiou, na última edição, que o novo presidente da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa) é o bispo de Setúbal, D. José Ornelas. Tendo tomado…