Região. Erasmus vivido de diferentes formas nas escolas

Quatro alunos, do 10.º e 11.º anos, e dois professores do Externato Cooperativo da Benedita viajaram até à Estónia. No âmbito de um projeto Eramus+, Eco-friendly Robotics for a Future Green World (em português, Robótica Amiga do Ambiente para um Mundo Verde Futuro), estiveram naquele país de Leste, de 25 de setembro a 2 de outubro.

O projeto consiste em “minimizar os problemas ambientais, através da robótica”, explica o professor Samuel Branco, coordenador do projeto Erasmus+ do ano letivo 2021/2022, a’O ALCOA. Com a participação de vários países da União Europeia, cada país tem um tema, sendo que o de Portugal é “Blue Oceans” (em português, Oceanos Azuis). Na escola da Estónia, os alunos realizaram vários workshops, em que tinham de encontrar soluções para os problemas já identificados, acabando, assim, por ser “uma partilha de experiências”. Os estudantes regressaram a casa “com vontade de motivar outros alunos a participarem no projeto”, realça o professor Samuel Branco. Para além do interesse e satisfação de “conhecer um outro país e uma cultura diferente”, o que torna este tipo de programas “muito benéfico para os estudantes”. O próximo encontro do projeto de Eramus+, Eco-friendly Robotics for a Future Green World, vai acontecer na Polónia, em dezembro.

Na Escola Profissional da Nazaré, o projeto de Erasmus+ é diferente, uma vez que “não consiste num projeto de mobilidade”, realça a professora Carla Medeiros, coordenadora do projeto de Erasmus+, a’O ALCOA. A ideia é “criar projetos entre escolas de outros países, para partilhar experiências”. O projeto de Erasmus+ Thinking Black and Betting on Equality (em português, Pensar Negro e Apostar na Igualdade) consiste na “execução de peças de teatro, feitas pelos alunos, com duração de 15 minutos, numa sala preta, em que o único elemento de luz são cores néon”, refere a professora Carla Medeiros. O objetivo desta iniciativa é “mostrar que somos todos iguais”.

Saiba mais na edição impressa e digital de 14 de outubro de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found