Região. VIII Gala d’O ALCOA oferece sabores da Bíblia

É já a 6 de abril que o jornal O ALCOA destaca o mérito em mais uma edição da sua gala anual. Como já é tradição, o evento acontece no fim de semana mais próximo do dia 8 de abril, data da carta de doação de D. Afonso Henriques a São Bernardo de Claraval, em 1153. 

juri gala (3)

 

“A Direção do jornal O ALCOA pensou, no seguimento do sucesso da gala anterior, que se deveria manter um estilo de «gala» que permitisse uma maior confraternização entre todos. Daí termos mantido a «ceia» subordinada a um tema, adornada de várias surpresas como acompanhamento”. É assim que o Padre Ricardo Cristóvão, coordenador-geral d’O ALCOA e pároco de Alcobaça, explica o formato da VIII Gala d’O ALCOA, que anualmente distingue os melhores em diversas áreas, e acontece este ano a 6 de abril.
O tema bíblico da edição deste ano, segundo o P. Ricardo Cristóvão, amadureceu depois da paróquia ter estado em peregrinação à Terra Santa no ano passado. “A escolha do tema foi quase evidente”, revela o P. Ricardo, acrescentando ter também pesado muito “o facto de sermos uma terra com produtos de excelência, e estarmos dotados de uma jovem escola de cozinha de grande qualidade, a quem pensámos lançar um desafio diferente”. E o desafio foi lançado ao conhecido chefe Luís Lavrador, autor do livro “Ao sabor da Bíblia” e aos formadores, chefes e alunos da EPADRC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister.
Para a diretora desta escola, Paula Malojo, a iniciativa significa, “por um lado, o reconhecimento da comunidade do trabalho desenvolvido na escola, mas também um desafio para a equipa de formadores e alunos, de ajudar a criar uma ementa específica”. A diretora sublinhou também a oportunidade para os alunos poderem trabalhar com um chefe como Luís Lavrador, da Escola de Hotelaria de Coimbra, uma colaboração que enriquece a sua formação. “Todo este trabalho colaborativo e a experiência tornam-se também interessantes para eles”, conclui a responsável.
E qual será a ementa?
“No jantar d’O ALCOA, o menu ainda não está fechado, mas serão propostas inspiradas em receitas da Bíblia”, revela Luís Lavrador. “Como estamos no período da quaresma e na caminhada para a Páscoa, iremos propor uma ementa pascal, com ligação da Páscoa Judaica à Páscoa Cristã”, destaca o chefe, concluindo que, por força, “das tradições próprias do judaísmo que desaguam na prática cristã, acreditem ou não as pessoas na mensagem bíblica, a Páscoa é um momento de reflexão e iremos levá-la também à mesa”.
Paralelamente aos sabores da mesa, a Gala d’O ALCOA vai distinguir os melhores de 2018 em diversas categorias: Ação Social, Cidadania, Comércio Tradicional, Comunicação Social, Dança, Desporto, Economia, Educação, Empreendedorismo, Empreendedorismo Jovem, Gastronomia, Música e Saúde. Uma escolha feita por um júri independente, este ano composto por João Carreira, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça; Marco Santos, presidente da Sociedade Filarmónica Vestiariense Monsenhor José Cacella; e Magda Lourenço, tesoureira da Associação de Bem-Estar Social, Desportiva e Recreativa de Mendalvo e membro da Associação de Pais da Escola do Carvalhal de Aljubarrota.
Para além da entrega dos prémios, haverá também momentos culturais. “Espera-se uma noite muito especial, certamente, e única”, afiança o Padre Ricardo Cristóvão, dando essa garantia “pela possibilidade de reunir e reconhecer aqueles que se destacaram pela excelência ao longo de 2018 no nosso concelho e pela alegria de poder partilhar uma refeição com os nossos leitores e assinantes de várias décadas; no fundo, como fez Jesus tantas vezes com os seus discípulos, agora com os mesmos sabores”, conclui o coordenador-geral d’O ALCOA. Os ingredientes estão escolhidos, venha saboreá-los!

 

Chefe Luís Lavrador

e

Doutor em Turismo, Lazer e Cultura pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a tese “A mesa entre os Homens, Comensalidade e Gastronomia nos textos Bíblicos, um discurso para os nossos tempos”, José Luís Pimentel Lavrador é docente na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e na Escola Superior de Educação de Coimbra.
É ainda há mais de duas décadas cozinheiro da Seleção Nacional de Futebol.
Ao longo dos anos, tem recebido várias distinções, entre elas a Medalha de Ouro da Federação Portuguesa de Futebol; o Prémio Chef Silva; a distinção Internacional Seafood Master of Norway, atribuída pelo Conselho Noruguês da Pesca; e a condecoração Oficial da Ordem de Mérito pela Presidência da República Portuguesa.
José Luís Lavrador é ainda membro de várias confrarias gastronómicas. É vasta a sua produção científica, técnica e cultural nas áreas da Culinária, Nutrição, Gastronomia, Enologia, Património, História e Turismo.
É também autor do livro “Ao sabor da Bíblia”, que irá inspirar a ementa da Gala d’O ALCOA.

Ao_Sabor_da_Biblia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found