Rio de Salir sob suspeita de poluir baía

Foto por Catarina Reis

“Sou residente em São Martinho do Porto e durante todo o ano aproveito esta maravilha de baía, para dar os meus passeios a pé e estar mais perto da natureza. No passado mês de maio, reparei que tinha sido posto um tubo, mesmo encostado ao Rio de Salir. Achei estranho, principalmente porque tinham partido algumas árvores e escavado muito perto do rio. Um morador de Salir do Porto disse há pouco tempo em conversa de café, que a Câmara Municipal de Caldas da Rainha tinha ligado o tubo à vala de água que lá existia e também à casa do esgoto. Acho inacreditável que uma câmara possa colocar o esgoto a correr para o rio de Salir”.
Esta denúncia chegou à redação do jornal O ALCOA enviada por um dos nossos leitores. Para análise da questão, foram pedidos esclarecimentos aos presidentes das câmaras municipais de Alcobaça e Caldas da Rainha e ao secretário de Estado do Ambiente.
“Trata-se da tubagem que faz a entrega das águas pluviais, num local próximo da Estação Elevatória de Esgoto”, respondeu a’O ALCOA Luís Batateiro, técnico superior dos Serviços Municipalizados de Caldas da Rainha, acrescentando que “as duas coisas nada têm a ver uma com a outra, sendo o esgoto bombado diretamente para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de São Martinho do Porto”. Da Secretaria de Estado recebemos a garantia de análise da situação por parte de Artur Pires, chefe de gabinete do secretário de Estado do Ambiente, não nos tendo chegado nenhuma informação até à data de fecho desta edição. Da parte da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA), não foi obtida resposta.

(Saiba mais na edição em papel de 9 de julho de 2015)

2 respostas

  1. Dizem que o problema maior está na suinicultura existente atrás do cemitério na localidade de Tornada e que é merecedor da investigação das autoridades competentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found