Igreja

Sobre o Sínodo Diocesano de 2016

Na Exortação Apostólica Alegria do Evangelho (Evangelii Gaudium), o Papa Francisco escreveu: “Não ignoro que hoje os documentos não suscitam o mesmo interesse que noutras épocas, acabando rapidamente esquecidos. Apesar disso sublinho que, aquilo que pretendo deixar expresso aqui, possui um significado programático e tem consequências importantes. Espero que todas as comunidades se esforcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. Neste momento, não nos serve uma «simples administração». Constituamo-nos em «estado permanente de missão», em todas as regiões da terra” (nº 25).
Perante este desafio do Papa Francisco, o Senhor Patriarca, D. Manuel Clemente, resolveu propor à Diocese de Lisboa a realização de um Sínodo Diocesano em 2016. Entretanto, já está lançado o desafio de uma caminhada sinodal para estes dois anos até à realização do Sínodo. Tendo como lema “O Sonho missionário de chegar a todos”, pretende-se que seja um tempo de oração, segredo para que o Sínodo seja um autêntico evento de graça para a Diocese de Lisboa, e tempo de formação, reflexão e partilha. “A partir da Exortação Apostólica do Papa Francisco, a Igreja de Lisboa é chamada a perscrutar os desafios pastorais atuais para que, em escuta e resposta à Palavra de Deus, à Igreja e ao Mundo, possa ser fiel, credível e próxima”.
Todas as Paróquias e Movimentos existentes na Diocese têm o desafio de promoverem oração, avaliação, reflexão e respostas às diversas perguntas que são apresentadas nos guiões que irão surgindo ao longo dos trimestres destes dois anos. O primeiro guião já está publicado e acessível no Site do Patriarcado.
Esperamos, pois, que a caminhada de dois anos pastorais até chegar ao Sínodo Diocesano de Lisboa seja já uma graça. Depois, a realização do Sínodo em 2016 será um evento que em si mesmo revelará a Diocese de Lisboa como a Igreja Viva, assumidamente mais missionária. Assim o desejamos.

Outras notícias em Igreja