Suinicultores protestam e provocam cortes de trânsito no IC2

Foto por Sara Susano

Mais de uma centena de suinicultores concentraram-se, ao início da tarde de ontem, dia 19 de abril, na Benedita, em protesto contra a situação do setor e decidiram rumar a Rio Maior para uma arruada.

“Não conseguimos vender os nossos animais; para além do preço a que nos pagam os animais, que é muito abaixo do preço de custo, não os conseguimos vender e quando nos deslocamos às unidades de transformação para alertar que não estamos a conseguir vender os animais somos recebidos com polícia de choque como aconteceu em Rio Maior”, disse a’O ALCOA Rui Anselmo, suinicultor, secretário da Associação de Agricultores da Região de Alcobaça e diretor da Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores no concelho de Alcobaça. Depois da receção com polícia de choque na empresa Carnes Nobre, por cerca das 20h30, os manifestantes decidiram despejar um monte de brita no Itenerário Complementar (IC) 2, antiga Estrada Nacional 1, na Venda das Raparigas, levando à intervenção de dezenas de policiais da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Um segundo corte de estrada foi provocado pouco depois, este no cruzamento para a Benedita, junto à Benecar. O corte foi rapidamente retirado com uma máquina da Junta de Freguesia da Benedita. “Temos estradas em tão mau estado que mal conseguimos passar de carro e a junta diz que não tem tempo nem pessoal para as reparar e agora já tem uma máquina para fazer este serviço”, reclamou Rui Anselmo.

Dois manifestantes foram detidos, tendo um deles ficado ferido durante os confrontos com a GNR, cerca das 23h30, durante um terceiro corte da estrada, onde os suinicultores despejaram cargas de brita e condicionar a passagem do trânsito. Os dois detidos vão ser presentes ao juiz hoje, dia 20, no Tribunal de Leiria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found