Opinião

Banner - OPINIAO afonso luis aposentado

Um amigo de Alcobaça

Quando, em artigo anterior, registei de forma encomiástica o percurso camoniano glosando o tema do amor entre Pedro e Inês, junto ao rio Alcoa, aproveitei para sugerir a colocação de uma estátua ao alto da escadaria próxima da rotunda das freiras. Foi desta forma: “…poderia ser do cardeal D. Henrique, que deixou a abadia de Alcobaça para ocupar o trono depois da desgraça de Alcácer-Quibir, poderia ser do papa Alexandre III, que reconheceu em 1179 o reino de Portugal e o rei D. Afonso, fundador do mosteiro…”
Registo agora, também encomiasticamente, a implantação do Parque Verde. Excelente ideia, é mais uma obra emblemática e necessária. Mais do que necessária. Esperemos que, na próxima fase, se contemple um ou mais recintos para a prática desportiva e, neste particular, nada como “copiar” o que de bom se faz por essa Europa fora.
E cá volto à estatuária, que é algo de que Alcobaça carece. Para o Parque Verde sugiro a estátua de um monarca da nossa História, grande amigo de Alcobaça e do abade D. Estêvão, que iria mais tarde para Lisboa, para seu confessor e conselheiro. Um monarca que, em 1269, antes mesmo de seu filho, D. Dinis, ter fundado a primeira universidade, abriu no Mosteiro de Alcobaça o “primeiro estabelecimento público de ensino superior”. É caso para perguntar: os Estudos Gerais, de Coimbra, poderão considerar-se mesmo a primeira universidade? Então e o estabelecimento de ensino superior, de Alcobaça, aberto a todos, não só aos monges?
Foi, por último, um monarca que deixou em testamento 3000 libras para edificação do cláustro do Mosteiro de Alcobaça. E, justamente neste mosteiro, a seu pedido, foi sepultado.
D. Afonso III, um grande rei! Merece bem uma estátua na cidade. Porque não no Parque Verde?

Outras notícias em Opinião

  • Rasoamanarivo

    A 7 de setembro, durante a viagem a Moçambique, Madagáscar e República da Maurícia, o Papa fez questão de visitar o túmulo de Victoire Rasoamanarivo,…

  • Francisco e Bento XVI publicam um livro em parceria

    Os autores são Papa Francisco e Bento XVI, o título é “Não façam mal a nenhum destes pequeninos. A voz de Pedro contra a pedofilia”.…

  • Princípio do «Bem comum»

    A seguir à dignidade humana, o segundo princípio fundamental da doutrina social da Igreja (DSI) respeita ao bem comum, isto é: o conjunto de bens…

  • Perfume de poesia na Igreja Católica

    No próximo dia 5 de outubro, a Igreja passará a contar com mais 13 novos cardeais. Um deles é o português José Tolentino Mendonça, um…

  • Opinião. O elixir da vida eterna

    É mesmo simples: «Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna, e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia» (Jo 6,…

  • Um caminho por baixo de terra

    Inesperadamente (29 de Junho), o Papa Francisco entregou ao Patriarca Bartolomeu, de Constantinopla, nove fragmentos ósseos de há dois mil anos, provenientes de uma tumba…

  • Casa Museu Vieira Natividade para quando?

    Há uns meses equacionou-se a possibilidade de estabelecer um protocolo entre a DGPC (entidade que gere o Mosteiro de Alcobaça) e o Município de Alcobaça…

  • Voltaram os profissionais da greve

    Quando as televisões interpelam os utentes dos serviços atingidos por greves obtêm, em regra e infelizmente, respostas como esta, que registei há dias: “Sinto-me muito…

  • A “armadilha” da autenticidade

    Escrevo este artigo no dia 1 de Julho de 2019. Inicia hoje mais uma semana, mais um mês e mais um semestre, o 2º semestre…

  • O retrato da aviadora

    O melhor retrato de Guadalupe Ortiz de Landázuri é ao lado de um avião, com uma amiga, em 1932. Um biplano da época, com um…