Atual

“Um jornal cristão deve procurar a excelência da informação e da opinião e ser acutilante”

dnunobrássite

Foi reitor do Seminário dos Olivais, docente na Universidade Católica de Lisboa e diretor do semanário diocesano “Voz da Verdade”, entre 1995 e 2003 e, de novo, em 2011. D. Nuno Brás é bispo auxiliar de Lisboa desde 2011 e integra a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

PERFIL

D. Nuno Brás da Silva Martins nasceu a 12 de maio de 1963, sendo natural da paróquia do Vimeiro, concelho da Lourinhã, Diocese de Lisboa. Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, na sua tese desenvolveu o tema: “Cristo, o Comunicador Perfeito: Delineamento de Uma Teologia da Comunicação à luz da Instrução Pastoral Communio et Progressio”. Entre as obras publicadas, contam-se “Cristo, o comunicador perfeito” e “O tempo ao sabor da fé”.
Confidências
Um livro: A Bíblia
Um autor: S. Agostinho
Rubrica favorita num jornal? Algumas colunas de opinião.
Um lugar? A minha terra: o Vimeiro (Lourinhã)
Um(a) santo(a)? S. João Paulo II (tive a graça de estar várias vezes com ele).
Lembrança mais impressiva da visita pastoral à vigararia?
Conhecer melhor a vida dos pescadores (ajudou a perceber melhor como eram os Apóstolos).

Em que medida considera importante a imprensa regional de inspiração cristã?
A imprensa regional de inspiração cristã nasceu, quase poderíamos dizer, como «pioneira»: tratava-se de olhar para os acontecimentos da terra e da região de uma forma cristã, de os partilhar e de manter o contacto entre aqueles que tiveram que emigrar e partir para outros destinos e os que ainda permaneciam na sua terra de origem. Hoje, com os novos modos de acesso à informação, pode parecer que a imprensa regional se encontra em desuso. Creio que isso não é verdade… O suporte escrito, a seriedade da informação — e também a responsabilidade na opinião — não se encontram na “rede”.

(Leia a entrevista na íntegra na edição em papel ou digital de 24 de dezembro de 2015)

Outras notícias em Atual