Uma Igreja sem jovens?

P. Tiago Roque
Pároco de Alcobaça e Vestiaria

Caminhamos a passos largos para a semana de 1 a 6 de Agosto. A Jornada Mundial da Juventude de Lisboa. Encontro que virá a marcar a nossa Igreja portuguesa e certamente todo o nosso país. Uma experiência única que nos fará contemplar as nossas ruas e praças repletas de jovens, movidos pela fé. Este acontecimento deixa cada vez mais de parecer-nos longínquo. Vão crescendo os números de voluntários para os mais diversos serviços. Nota-se o entusiasmo para o acolhimento de jovens em nossas casas. Mas, perante tudo o que aí vem, podemos questionar-nos com toda a propriedade: afinal, o que é que atrai os jovens para a vida em Cristo?

No Domingo passado, todo o Patriarcado de Lisboa celebrou o seu padroeiro, São Vicente. Por sinal, foi um dos santos escolhidos como patronos da Jornada de Lisboa. Porquê ele? Conta a tradição que morreu em nome de Jesus ainda jovem. Este mártir do final do século III encanta-nos pela sua ousadia e, di-lo-iam muitos, pela sua loucura. Com uma vida inteira pela frente, sonhos e talentos, optou por Cristo e terminou ali a sua peregrinação terrena. Que força era esta que o movia? Será que a podemos encontrar nos nossos jovens de hoje?

Talvez consideremos que a nossa juventude tenha dificuldade em compreender o tesouro que é ser cristão. Não tenho dúvidas de que muitos rapazes e raparigas ainda não fizeram a experiência do verdadeiro encontro com Ele. Pois quem descobre a graça de crer procura sempre mais e mais. O Papa Francisco tem acentuado que as nossas famílias cristãs devem compreender-se como Igrejas domésticas. Lugares que abram os jovens à vida em Cristo. Ele dá-nos o sentido que tanto procuramos. Não precisamos de mais.

Preparemo-nos para a Jornada com ânimo. As maravilhas que aconteceram com tantos em Jornadas anteriores possam repetir-se com muitos quantos por cá estiverem. Acima de tudo, que os dias 1 a 6 de Agosto sejam um encontro. Com Francisco. Com Jesus.

P. Tiago Roque
Pároco de Alcobaça e Vestiaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found