Visões diferentes e políticas mais assertivas para a gestão autárquica

Bruno Adriano
Presidente da Concelhia do PS de Alcobaça

“A imagem e a dinâmica que são geradas em volta de um local, como as nossas praias, ajudam no seu maior reconhecimento, gerando mais visitas, mais consumos e mais dormidas” e do qual resultariam seguramente “outro tipo de ofertas e fonte de receitas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento e crescimento”. O PS Alcobaça tem como objetivo voltar a reconquistar a presidência do executivo camarário, num concelho com um enorme potencial em vários setores da economia, entre os quais o turismo, onde se destacam as nossas praias, que podem ser um dos pilares diferenciadores para o futuro do desenvolvimento deste Concelho. Estão identificadas um conjunto de ações direcionadas às zonas balneares do Concelho de Alcobaça, como fórmula de reforçar a qualidade da nossa oferta turística e de atrair turistas.
É com base num planeamento deste tipo de atividades, tais como a limpeza das nossas praias, a reparação da iluminação, a manutenção dos acessos, entre outras, que poderemos criar fontes de receita para os negócios locais e simultaneamente aumentar a atratividade turística da região. Ainda neste capítulo, sublinhamos a importância de ser concluído o processo de gestão das concessões de apoios de praia, assim como a construção e manutenção dos respetivos parques de estacionamento, não esquecendo conceitos como “Praia para todos” e “Pet-friendly”. Este último com crescente importância, pois são cada vez mais aqueles que não vão de férias sem levar o seu fiel amigo.
E neste seguimento damos o exemplo concreto da praia de Água de Madeiros, que face às suas condições únicas de segurança para as crianças, é bastante procurada e carece urgentemente de uma outra atenção que lhe permita uma nova dinâmica, com melhoradas condições. Sugerimos inclusivamente a celebração de uma parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande no sentido de potenciar estes efeitos.
Mas existem outras ações, que consideramos que já deveriam ter sido executadas ou planificadas, como é o caso da preparação/limpeza de espaços verdes para piquenique, bem como a divulgação e planeamento das rotas de autocarros durante a época balnear. Ações estas que vão no sentido de democratizar o acesso às praias e a locais onde a natureza é a atração principal, aumentando a qualidade de vida dos cidadãos que aqui vivem e dos que nos procuram ao longo do ano.
Tomando como exemplo, S. Martinho do Porto, uma das praias ex-libris do concelho, também aqui encontramos lacunas. Damos nota da importância da reestruturação do antigo balneário de S. Martinho do Porto, assim como, de uma nova atitude na gestão da zona de embarcações no areal e da criação de regras para limitação do uso do espaço para banhos e motas de água.
Acreditamos que as nossas praias são um recurso de que o nosso município se orgulha e devem ser trabalhadas como motores do desenvolvimento local. É essencial um planeamento atempado e organizado para os meses de Verão, dada a importância que as atividades desenvolvidas nas praias têm para a economia local. Infelizmente este é um assunto que não tem merecido qualquer atenção da parte deste executivo camarário.
Lamentamos que com este executivo social-democrata, como esta passividade, este NOSSO concelho recheado de enorme potencial em muitas áreas, com é o exemplo do turismo, esteja amarrado a uma estratégia de empobrecimento, onde a prosperidade continua a ser uma “luz ao fundo do túnel”.

Bruno Adriano
Presidente da Concelhia do PS de Alcobaça

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found