Editorial

Catarina Reis
Diretora do jornal O ALCOA

Volvidos mais de dois meses, após os professores iniciarem um processo reivindicativo, continuam a sair à rua e a mostrar que não param de lutar pelos seus direitos. Um braço de ferro com o Governo que parece, para já, não ter fim à vista. Nessa caminhada está em causa a qualidade do ensino e da escola pública, sendo certo que profissionais motivados tendem a ter um melhor desempenho. É precisamente à escola que se vai nesta edição d’O ALCOA.
Na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister há um restaurante que «confeciona» aulas práticas, com refeições servidas pelos alunos. Na cozinha do restaurante pedagógico “Sabores EPADRC” os alunos aprendem a viver toda a azáfama de um espaço profissional, podendo desta forma sair mais bem preparados para o mercado de trabalho. Um projeto que mobiliza várias áreas do conhecimento e que é um sucesso.
Nesta edição destaca-se ainda a entrevista do mês com D. José Traquina. O Bispo de Santarém, natural de Évora de Alcobaça, abre as páginas centrais do jornal para falar de vários temas, entre eles os atuais desafios da Igreja, tais como: “a coerência de vida dos cristãos, especialmente os membros da hierarquia (bispos, padres e diáconos) e todos os agentes leigos que assumem responsabilidades na organização da Igreja, ou atuam em seu nome”.
Em 24 páginas de diversidade sobressai ainda as dificuldades dos jovens da região no acesso à habitação. Seja por aquisição ou por arrendamento, são muitas as divisões que cabem neste problema, entre elas a angústia de quem quer começar a ter o seu espaço e não consegue. O insustentável custo de habitar que partilhamos na primeira pessoa.

Catarina Reis
Diretora do jornal O ALCOA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found