Saúde

Açúcar do leite vs proteína do leite

acucar do leite vs proteina do leite_nutricionista

Hoje em dia, ouvimos inúmeras vezes que determinada pessoa é intolerante à proteína do leite e, assim, intolerante à lactose. Mas é completamente errado.Lactose é o açúcar presente no leite, como por exemplo a frutose que está presenta na fruta. Caseína é a proteína.
Quanto à lactose, a enzima que a degrada é a lactase. Em organismos que há uma diminuição ou inexistência da enzima, as bactérias fermentam essa lactose que não foi absorvida causando desconforto gástrico. Nesta situação, chamamos intolerância à lactose.
Por outro lado, há organismos no qual o seu sistema imunológico age contra a caseína, proteína do leite, provocando uma alergia, existindo a libertação de substâncias químicas do corpo, como a histamina que causam sintomas, nomeadamente inchaço dos lábios e língua, reacção cutânea (vermelhidão e/ou coceira), congestão nasal, espirros, corrimento nasal e tosse. As manifestações clínicas são, geralmente, imediatas. Nesta situação chamamos alergia à proteína do leite.
Em suma, a intolerância à lactose e alergia à proteína do leite são situações diferentes que devem ser analisadas e diagnosticadas por um profissional habilitado e credenciado para o efeito.

Comentários (1)

  • Guilherme - 11 de Fevereiro de 2020, 23:01

    Você descreve a Proteína A1 ! E não ensinam as pessoas a beber “Leite de Proteína A2”, que é a que todos nós deveríamos beber !

Outras notícias em Saúde