Acutis: um santo de Alcobaça

P. Tiago Roque
Pároco de Alcobaça e Vestiaria

Na passada quinta-feira, dia 23 de maio, o Papa Francisco abriu portas para a canonização do Beato Carlo Acutis. Este adolescente italiano, nascido em 1991, foi um dos padroeiros da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa em 2023.
Carlo tem-se tornado bastante popular e tem suscitado especial interesse entre os jovens cristãos. Uma das razões é, sem dúvida, a utilização que fazia da Internet para dar a conhecer Deus e a sua boa notícia aos cibernautas. Divulgou, por exemplo, os vários milagres eucarísticos de que a Igreja guarda memória. Através dos meios digitais, que nos aproximam uns dos outros, Carlo cumpriu de uma forma muito contemporânea o mandato que Jesus fizera a todos os seus discípulos de irem por todo o mundo e anunciarem o Evangelho (cf. Mt 28, 19-20).
Carlo faleceu em 2006, vítima de leucemia e o seu corpo foi sepultado em Assis. Foi revestido para a sepultura com as suas vestes habituais: uma camisola desportiva, calças de ganga e ténis. Nada de estranho, se pensarmos que se trata do primeiro santo millennial. Este jovem à beira da canonização tem também despertado a minha curiosidade. Especialmente desde que uns amigos me chamaram a atenção para um facto de suma importância: Carlo Acutis esteve em Alcobaça. Desta sua excursão ao nosso Mosteiro, ficou-nos uma fotografia. Guardamos assim a certeza de que este santo jovem há-de interceder por nós, no nosso quotidiano. Para mim, é o padroeiro de tantos turistas e visitantes, que enchem a nossa cidade e a enriquecem.
A santidade é sem dúvida um caminho para todos. Carlo é a prova de que em cada tempo e com as suas circunstâncias é possível ser imagem de Cristo. Por meio das realidades mais comuns do nosso dia-a-dia podemos falar d’Ele. E atenção: com tamanhas multidões que diariamente nos visitam poderá muito bem passar a qualquer momento um santo por nós.

P. Tiago Roque
Pároco de Alcobaça e Vestiaria

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found