Opinião

Banner_GasparVaz

Agrupamento de Cister despede-se do professor timorense Hipólito Sarmento

Uma sexta 13 só podia ter corrido muito bem…. Havia muitos alunos, pais, professores e funcionários das várias escolas do Agrupamento, para comemorar o Natal e para se despedirem de um Homem de exceção que nele esteve presente nos últimos dois meses e meio: o professor timorense Hipólito Sarmento. Numa despedida emotiva e ao som de palmas, a comunidade de Cister ofereceu um computador portátil ao senhor professor Hipólito e partilhou o testemunho da sua estima e gratidão. Ouviram-se dele histórias extraordinárias, num português de sotaque oriental, entrecortado pela comoção, confluindo, mais ou menos, nisto: o português é para Timor, mais do que um simples meio de comunicação, uma bandeira, um sinónimo de liberdade e independência.
Quanto ao serão convívio, decorreu em ambiente agradável, com a colaboração de alunos da ESDICA e de várias Escolas, que fizeram a animação e contribuíram para a partilha de emoções. Para além das festas de Natal realizadas nas outras unidades do Agrupamento de Cister, a festa da escola sede este ano ficará na memória de quantos a partilharam.
Ao senhor professor Hipólito, bem como ao ensino do Português em Timor, a comunidade de Cister deseja as maiores felicidades.

Comentários (1)

  • Alicia - 28 de Fevereiro de 2014, 17:04

    Oi tudoi bem?

Outras notícias em Opinião

  • A força de um discurso

    Notável peça de oratória. O discurso do Cardeal D. Tolentino Mendonça, no dia 10 deste mês, tem de tudo: história, filosofia, poesia, teologia… Já tive…

  • Extraordinários. Basílio Martins

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. “O meu general”. Assim lhe chamava o…

  • Recomeço das missas em comunidade presencial

    Depois de todo este tempo em confinamento, durante o qual estivemos privados do acesso direto à Sagrada Eucaristia, todos celebrámos, com muita expectativa, a possibilidade…

  • Consultório de Psicologia

    Tenho filhos em idade escolar que precisam de apoio ao estudo. Como posso apoiá-los de uma forma eficaz? Caro leitor, cara leitora, As crianças são…

  • Os Choctaw e a Covid

    A tribo dos índios Choctaw é a terceira maior tribo de índios norte-americanos, logo depois das tribos Cherokee e Navajo. Entre os anos 1830 e…

  • Joana do Mar

    Isolamento… Quarentena… Distância… Palavras estas mencionadas tantas vezes recentemente, mas que na realidade fazem parte da vida de emigrantes. O meu nome é Joana do…

  • Tempos conturbados e a política do momento

    Caro/a Munícipe, Não estamos a viver num período de normalidade politica e a potencialidade libertadora da internet e da democracia soam um pouco a ingenuidade,…

  • Extraordinários. Joaquim Augusto de Carvalho

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Quando podem chegar a Portugal, se aprovado…

  • Afinal o que é a “dieta”?

    Diariamente as pessoas colocam a palavra dieta no seu discurso. Dieta para aqui, dieta para ali! Dieta disto, dieta daquilo! Certamente já ouviu a expressão:…

  • O futuro das coletividades durante e pós pandemia

    É nesta altura que todos temos que refletir sobre o estado e o futuro das nossas coletividades que sempre desempenharam um papel importantíssimo nas freguesias…