Atual

Alcobaça. Destruição de ninho de Vespas Velutinas

GNR Leiria - Ninho

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, a 27 de julho, identificou um ninho de Vespa Velutina, na localidade de Calços, concelho de Alcobaça. Após a localização do ninho, que se encontrava no solo, a Proteção Civil de Alcobaça foi informada e o ninho foi destruído. Importa referir que a presença da Vespa Velutina é uma espécie não indígena, predadora natural das abelhas e outros insetos, o que pode eventualmente originar a médio prazo impactos significativos na biodiversidade, em particular nas espécies de vespas nativas e nas populações de outros insetos, representando um risco para a apicultura,  para a produção agrícola e para o ambiente, tendo por todos estes riscos, sido classificada, em julho de 2016, como espécie exótica invasora de preocupação para a União Europeia.
A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa velutina deverá ser comunicada através de um dos seguintes meios:

  • Contactar a Linha SOS Ambiente e Território, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana e das Câmaras (SEPNA) – 808 200 520. Neste caso o observador será informado do procedimento a seguir para a efetiva comunicação da suspeita;
  • Inserção/georreferenciação online do ninho ou dos exemplares de vespa e preenchimento online de um formulário com informação sobre os mesmos, disponível no portal www.sosvespa.pt.

Outras notícias em Atual