Alcobaça integra Rede de Municípios com Batalhas Históricas

A 19 de maio, teve lugar, em Castro Verde, uma jornada de trabalho para a construção de uma “Rede de Municípios com Batalhas Históricas”. Alcobaça, pela associação do nome da Batalha de Aljubarrota à vila do mesmo nome, pelo simbolismo e pelas relações históricas e lendárias que unem o concelho a este episódio, integrou o grupo de trabalho.
A rede sustenta-se em três vetores fundamentais de atuação:
– o conhecimento científico
– a promoção cultural e turística
– o intercâmbio entre comunidades escolares

O grupo realizou uma primeira atividade educativa com as escolas de Castro Verde onde estiveram presentes alunos de Alcobaça (ver foto), Porto de Mós e Batalha. Os jovens puderam visitar o sítio simbólico associado à Batalha de Ourique (São Pedro das Cabeças), tradicionalmente tida como a batalha “fundadora” de Portugal. Os alunos visualizaram, ainda, uma exposição realizada pelos colegas de Castro Verde e visitaram a Basílica Real, onde se encontram painéis de azulejos alusivos à batalha.
No final do dia, em São Pedro das Cabeças, foi realizada uma largada de pombas, um gesto simbólico em nome da paz e do diálogo intercultural, desta volta, já com a presença dos representantes autárquicos que patrocinaram o evento e que possibilitaram este intercâmbio.
Esta sexta-feira, dia 17 de junho, os membros do grupo de trabalho vão reunir em Alcobaça para consolidar a rede e planear futuras atividares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found