Alcobaça. Laboratório em ação leva a ciência às escolas do Agrupamento de Cister

Catarina Reis
Jornalista

São nove da manhã, do dia 29 de março. No Centro Escolar de Alcobaça, uma turma do 4.º ano entra com entusiasmo no “laboratório” da escola.

“Hoje vamos aprender sobre os diferentes estados da água”, diz a professora Manuela Azevedo, responsável pelo projeto “Laboratório em Ação”. Iniciativa que procura motivar os alunos para a ciência, usando como metodologia a observação, a experiência e o registo. Os alunos do Centro Escolar de Alcobaça usam o laboratório para estas aulas, mas nas restantes escolas do agrupamento o “laboratório” vai até à escola.

Esta ideia, que visa conjugar os conhecimentos teóricos com os práticos, combatendo a iliteracia científica e despertando as crianças para estas áreas, envolve 51 turmas do Agrupamento de Escolas de Cister, do 1.º ao 4.º ano, num total de mais de 800 alunos. Um projeto itinerante iniciado em 2019/2020, interrompido nos anos seguintes, devido à pandemia, regressando este ano letivo.

“Os alunos fazem atividades laboratoriais conforme o programa do Estudo do Meio, que sugere que se façam atividades experimentais”, nota Manuela Azevedo. A docente explica que muitas vezes os materiais existentes nos estabelecimentos de ensino “são poucos ou nenhuns”. O projeto ajuda a colmatar essa falta, explica, “pois vai às escolas com esse apoio e eles desenvolvem essas atividades laboratoriais de acordo com os anos de escolaridade em que se encontram e do programa do Estudo do Meio”.

Saiba mais na edição impressa e digital de 31 de março de 2022.

Catarina Reis
Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found