Negócios

Alcobaça. Pratu’s aposta na reinvenção da cozinha tradicional portuguesa

Foto Web

Cozinha tradicional portuguesa reinventada: eis a ementa do Pratu’s Restaurante Bar & Tapas. Situado na rua Dom Maur Cocheril (vulgo Travessa da Cadeia), junto ao Mosteiro de Alcobaça, o restaurante foi classificado recentemente como “Travelers’ Choice Best of the Best”, prémio máximo do TripAdvisor, um site que fornece informação sobre serviços turísticos com base em milhares de avaliações e opiniões de viajantes de todo o mundo.
Ao leme da cozinha desta casa familiar, aberta deste 2018, está Orlando Bento, de 50 anos, acompanhado pela esposa, Antonieta Bento, e pelos filhos: Sofia, de 21 anos, e Dário, de 23. Filhos que criaram a empresa e que incentivaram os pais a abrir o espaço, desafiando-os a deixarem Inglaterra, onde viviam, e a regressar a Alcobaça. Foi assim que nasceu o Pratu’s, nome escolhido em referência aos pratos da loiça de Alcobaça, cerâmica que também decora o espaço, a par de outros apontamentos locais.
Porém, o gosto pela qualidade e pela região não se cinge à decoração. A ementa, bastante sugestiva, aposta igualmente no que é da terra. Como exemplifica o chefe: “a carne maturada, as tapas – das quais 70% são feitas com produtos regionais, alguns destes artesanais, como os enchidos feitos à mão –, mas também outros pratos de excelência como o polvo, o chambão de borrego e ainda as sobremesas, como a pera Rocha do Oeste aromatizada de rosas em cama de bolo de cinco especiarias, ou o cheesecake com ginjinhas maceradas em licor de Ginja de Alcobaça”.
A «regar» a ementa, vinhos que também privilegiam a produção da região, “os primeiros na nossa carta”, como “o Memória, da Quinta dos Capuchos, ou o Espera”, refere Orlando Bento, que sempre esteve ligado ao setor da restauração e que, enquanto esteve em Inglaterra, fez um curso de cozinha molecular e um curso de design de empratamento.
Cozinha “tradicional”, mas “reinventada”, que convida residentes e visitantes a vir “desfrutar da refeição, relaxar, descontrair” e a “que se sintam bem”, remata o chefe. É essa atmosfera que procuram oferecer e o conceito que querem imprimir no sentido da diferenciação. Com «Pratu’s» a não perder!

 

> No Pratu’s

Deleite-se…

Entradas
Queijo cremoso enriquecido com tomate seco
Mousse de azeitonas colorida com pimentos vermelhos

Tapas
Chouriço inteiro assado
Cogumelos em molho de alho roxo e ervas
Alheira com maçã de Alcobaça caramelizada

4

Saladas
Maçã de Alcobaça, carne grelhada, tomate e croutons
Salmão fumado, queijo mozarela fresco, nozes e sementes
Puré de abacate, ovo escalfado, cogumelos salteados e sementes

Pastas
Esparguete fresco com amêijoa
Tagliatelle em molho de nata com tomate desidratado e pimenta rosa

Peixe
Brás de bacalhau aromatizado com alho francês caramelizado e broa crocante
Polvo gratinado em azeite e vinagre balsâmico

118471217_625426848159967_6018315110644783195_n

Carne
Bife da vazia grelhado em molho de pimenta fresca
Chambão de borrego no forno em quatro ervas aromáticas

2

Sobremesas
Pêra Rocha do Oeste aromatizada de rosas em cama de bolo de cinco especiarias
Cheesecake com ginjinhas maceradas em licor de Ginja de Alcobaça

1

 

> PARA IR

Restaurante: Pratu’s Restaurante Bar & Tapas
Morada: Rua Dom Maur Cocheril n.º 6 (vulgo Travessa da Cadeia), junto ao Largo do Mosteiro
Telefone: 244 233 661
Página do Facebook: Pratu’s Restaurante Bar & Tapas
Horário: Aberto das 12h00 às 23h00 (a cozinha não fecha)

Outras notícias em Negócios