Tudo fazia prever que o dia 25 de outubro seria, finalmente, o dia da inauguração da estrutura residencial para idosos na Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão. Mas não. A burocracia necessária continua a adiar esta abertura. Desta vez, faltava ainda o licenciamento da proteção civil, relacionado com a ligação direta à rede de incêndios. No entanto, este será mais um obstáculo que estará brevemente resolvido, prevendo-se a inauguração para 23 de novembro, data de aniversário da instituição.
Apesar de não se inaugurar o espaço, Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, visitou as instalações e falou com o provedor da Misericórdia de Alfeizerão, Fernando Segismundo, e o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.
Quatro anos após o início das obras, que já se encontram concluídas, alargou-se a capacidade de utentes para mais 40 pessoas e procedeu-se à remodelação do refeitório e da lavandaria, numa área total de 1.500 m2, representando um investimento avaliado em 1,5 milhões de euros. O provedor Fernando Segismundo aproveitou a ocasião para explicar as dificuldades que a instituição tem e apelar à continuação das ajudas financeiras “recorrentes” da câmara e aos apoios do governo, expondo também os constantes aumentos, inclusive dos juros com o banco.
Saiba mais na edição impressa e digital de 3 de novembro de 2022.