Foi em 2016 que Janine Oliveira, de 22 anos, começou a mudar os seus hábitos alimentares, deixando de consumir carne. “Adorava todos os animais, mas uns tinha na minha mesa e outros como estimação, algo que não batia certo”, refere a alcobacense a’O ALCOA. Por isso, com base em vários documentários sobre produção animal, que a chocaram, abdicou da carne, continuando a comer peixe.
Em janeiro de 2021, criou o GreenTaste Cuisine, um projeto de criação de receitas vegetarianas, divulgadas no seu blogue e nas redes sociais, Instagram e Facebook. Assim, diz ter-se apercebido de que “não estava só a ajudar outras pessoas, mas também a mim, porque comecei a seguir uma alimentação ovo-lacto-vegetariana, sem sentir falta de peixe”, explica. Mais tarde, também os derivados de origem animal já não constavam nos pratos criados por Janine Oliveira, sendo que o ovo foi o derivado de que mais demorou a “conseguir abdicar”. A alcobacense tornou-se vegetariana este ano.
O projeto online GreenTaste Cuisine é também uma resposta à “ansiedade e pensamentos negativos”, em que Janine Oliveira concilia duas paixões, a fotografia e o gosto pela cozinha, juntamente com a vontade de mudar o mundo e inspirar as pessoas, mostrando que “a cozinha vegetariana não é uma seca e sem sabor”.
Saiba mais na edição impressa e digital de 14 de abril de 2022.