Opinião

Banner_CarlosBonifacio

Apontamentos políticos

Estradas
Na última Assembleia Municipal depois de várias intervenções sobre o estado de degradação da estrada entre Pataias e Alcobaça que como se sabe atravessa dois municípios (Alcobaça/Nazaré) e como tal de difícil entendimento para a sua reparação, o Presidente da Câmara apresentou uma solução muito “criativa”. Entende que a estrada pode ser entregue ao Estado para este fazer a conservação. Contudo, o Estado nos últimos anos tem feito precisamente o contrário, ou seja, (procura libertar-se de tudo o que tem encargos) repara primeiro as estradas nacionais (por exigência das autarquias), depois desclassifica-as e entrega-as às Câmaras. Pois então, se o Estado levar à letra a proposta e aceitar a estrada, o que é utopia, vai exigir primeiro que a estrada seja reparada antes de a aceitar, e então, como é óbvio, fica tudo na mesma…

IMI
Votei no inicio do mandato contra a manutenção das taxas do Imposto Municipal de Imóveis para 2014, não o fiz por teimosia porque quero ser do contra. Fi-lo por respeito aos compromissos estabelecidos em campanha, porque tinha a convicção de que havia margem para fazer uma descida deste imposto, sem colocar em causa a sustentabilidade do Município. Procurei sensibilizar a Câmara afirmando que havia margem para uma redução ainda que ligeira e que iria abranger os munícipes com menos recursos e seria uma medida de caracter social importante à semelhança do que acontece com alguns concelhos vizinhos. O tempo acabou por me dar razão, apurados os valores de 2013, a receita deste imposto voltou a registar um forte aumento. O Município recebeu mais 600 mil euros em relação a 2012, este aumento é fruto da reavaliação dos prédios e do fim das isenções. Mais uma vez ignoraram as minhas observações e com o apoio do Partido Socialista que até aqui era defensor de uma redução, mas que agora se transformou no aliado natural desta Câmara, viabilizaram a manutenção das taxas. Com esta decisão quem ficou a perder foram os munícipes. Nesta como noutras matérias não me desvio um milímetro dos compromissos estabelecidos.

Comentários (2)

  • José ferreira - 23 de Janeiro de 2014, 23:22

    E extraordinário que após anos como vice presidente agora e que tenha vontade de baixar o imi, tenha decoro!

    • Carlos Bonifácio - 31 de Janeiro de 2014, 19:49

      Sr. José Ferreira, se tiver o cuidado de ler o meu compromisso eleitoral, vai ver que estava lá esta proposta. Limitei-me a ser coerente com o que defendi em campanha eleitoral. Os resultados apurados em 2013 vieram provar que tinha razão, o Município recebeu mais de 600 mil euros em relação a 2012, tudo isto fruto das reavaliações dos prédios antigos que foram feitas em 2011/2012, foi por esta razão que propus a descida. De que mais posso ser acusado?

Outras notícias em Opinião

  • O Vaticano e as divindades pagãs

    A ideia de construir um museu nasceu há mais de cinco séculos na cabeça de alguns Papas. A palavra «museu» não existia e, menos ainda,…

  • Princípio da solidariedade

    O princípio da solidariedade é o último dos seis consagrados no Compêndio da Doutrina Social da Igreja (CDSI): ele sintetiza de algum modo os restantes,…

  • O Inferno, o Céu e a oração do rico

    O mês de novembro é dedicado aos mistérios do encontro ou desencontro com Deus. Pode ser um encontro feliz, inesgotável e exultante, ou pode ser…

  • Princípio da participação

    Cada um de nós faz parte de uma família; e, em maior ou menor grau, faz parte de uma ou mais associações, outras instituições, empresas,…

  • O valor do Património Cultural

    “Se destruís o passado, destruís a alma. Ficais sem raízes para corrigir o futuro. Os homens foram notáveis pelo que fizeram de notável”. Palavras colocadas…

  • Princípio da subsidiariedade

    O princípio da subsidiariedade baseia-se na dignidade e autonomia de cada pessoa e família, defendendo que as diferentes organizações privadas, com ou sem fins lucrativos,…

  • Destino Universal dos Bens 2166

    Este é o terceiro princípio fundamental da doutrina social da Igreja (DSI), depois da igual dignidade humana e do bem comum abordados em artigos anteriores…

  • A festa da alegria

    Nestas últimas semanas, a Igreja lançou, em todo o mundo, um projecto renovado de evangelização. Este mês de outubro foi declarado um Mês Missionário Extraordinário,…

  • Rasoamanarivo

    A 7 de setembro, durante a viagem a Moçambique, Madagáscar e República da Maurícia, o Papa fez questão de visitar o túmulo de Victoire Rasoamanarivo,…

  • Francisco e Bento XVI publicam um livro em parceria

    Os autores são Papa Francisco e Bento XVI, o título é “Não façam mal a nenhum destes pequeninos. A voz de Pedro contra a pedofilia”.…