Atividades das juntas de freguesia

Afonso Luís
Bancário aposentado

É sabido que as juntas de freguesia ocupam a base da pirâmide política. Como tal, não contam habitualmente com meios de gestão sofisticados, como por exemplo as câmaras ou outros órgãos superiores. Não dispõem de um gabinete de comunicação, e são os seus membros (normalmente o presidente) quem presta informação aos fregueses ou aos órgãos de informação social. Respigando justamente destes últimos, temos, durante o ano de 2022, no concelho de Alcobaça, a seguinte distribuição de realizações importantes, por freguesia.


Benedita e Évora de Alcobaça – sete realizações.
Bárrio e Vimeiro – cinco realizações.
Pataias e S. Martinho do Porto – quatro realizações.
Cela – três realizações.
Alfeizerão, Aljubarrota, Alpedriz/Montes/Coz e Maiorga – duas realizações.
Turquel – uma realização.


Por razões óbvias, não entra nesta ronda Alcobaça/Vestiaria nem a vizinha freguesia do Valado, que registaram mais de dez realizações. E são variadas estas realizações. Vejamos alguns exemplos: melhorias em cemitérios; requalificação de caminhos e edifícios públicos; mercadinhos e mostras de produtos locais; promoção de música, teatro e outras atividades culturais; parques de lazer; diligências para colmatar a falta de médicos de família; colaboração íntima com outras realizações de entidades da respetiva freguesia.

De salientar que Benedita e Évora estão na dianteira, o que é notório a olho nu, e bastará ver as verbas limpas ao redor das sedes destas freguesias, além de outras obras importantes, para podermos confirmar o acerto das referências feitas pela imprensa local. Na cauda, temos Turquel.

Afonso Luís
Bancário aposentado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found