Autoestima positiva

Ana Grazina
Psicóloga clínica

A autoestima é construída com emoções, imagens e significados que temos de cada um de nós que vamos absorvendo ao longo das nossas vivências. Pressupõem-se que uma boa autoestima significa que damos espaço para trabalharmos em nós, na nossa imagem e emoções e que se vai refletir no nosso autoconhecimento ou no entendimento que temos de nós mesmos, seja ele positivo ou negativo.

É fundamental para todas as dimensões do nosso ser a consolidação e o investimento na autoestima. Mas como o podemos fazer?
Em primeiro lugar está o tempo para descobrirmos o que nos preenche e nos faz felizes. Além do tempo vem a procura de interesses e que podemos consegui-lo através da abertura a novas experiências para que se consiga dar continuidade a atividades que possam fazer parte de uma vida saudável.
Além destes dois fatores, a importância das relações sociais e/ou familiares que se traduzem na necessidade de vinculação que nasce com o ser humano. É importante valorizar e sermos valorizados e estarmos em sintonia com o mundo que nos rodeia de uma forma sábia, sem que isso ultrapasse os limites de cada um de nós mas oferecendo alguma flexibilidade quando necessária.
Dos trabalhos mais fundamentais à existência do ser humano, é o investimento em nós mesmos.

Ana Grazina
Psicóloga clínica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found