Benedita – A Festa da Padroeira, em 1959

João Luís Maurício
Professor de História aposentado

A Festa de Santa Maria, naquele tempo, trazia à Benedita, um mar de gente das freguesias vizinhas. Até os Capristanos organizavam transportes especiais. As cerimónias religiosas eram o ponto alto com a inesquecível procissão. O Padre Tiago tinha a difícil missão de substituir o carismático Padre Inácio, transferido para outra paróquia, no ano anterior. A verdade é que o novo sacerdote revelou-se um orador nato, na missa solene. A parte profana teve como ponto alto a atuação do conjunto ribatejano Figueira Padeiro.

O “Olival da Senhora” com as suas mil e duzentas oliveiras já não existia, mas, mesmo assim, a produção de azeite na freguesia tinha sido excelente. As adiafas estavam feitas. Já não se ouvia o búzio do Joaquim Mariano que, ao nascer do Sol, chamava os assalariados para os olivais. Os pequenos e médios proprietários estavam felizes. Os homens que tinham andado ao “varejo” e as mulheres que andaram na apanha da azeitona, viram o seu pecúlio aumentar. Por isso, as pinhoeiras, vindas da zona do pinhal de Leiria, não tinham mãos a medir e, mais vezes que nos anos anteriores, usavam a medida de meio litro.

O visual daquelas mulheres eram já uma mescla do passado com a modernidade que vinha a caminho. Tinham, contudo, ainda, arrecadas nas orelhas, cordões de ouro ao pescoço.

A grande originalidade da festa nesse ano, aconteceu na taberna do António do Carmo. Além do tradicional barril, era possível ver, nas prateleiras de vidro, garrafas de vinho. Ainda me lembro que eram escuras e tinham gravado “Vinho de Mesa – Teobar, Armazéns João F. Barbosa, Ldª – Rio Maior.”

Era “histórico” os beneditenses poderem ver, ao vivo, o primeiro vinho engarrafado em Portugal, cujo anúncio passava todas as noites, na RTP, antes do Telejornal.

O António do Carmo estava muito contente e ia dizendo “é vendido a copo”.

João Luís Maurício
Professor de História aposentado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found