Vida

Benefícios da alimentação para prevenção do cancro da mama

c2

O cancro da mama é o cancro mais prevalente no sexo feminino. Tem como principais fatores de risco a idade, a menopausa tardia, a menarca precoce (primeira menstruação em idades muito jovens), fatores genéticos, a ingestão de álcool em excesso e a obesidade. De facto, as mulheres com excesso de peso e maior concentração de gordura abdominal têm maiores níveis de estrogénios, favorecendo o desenvolvimento de cancro da mama. Assim, de forma a evitar o seu aparecimento, é fundamental que mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, evite o consumo de bebidas alcoólicas e pratique exercício físico.
Apesar de a alimentação ter um papel privilegiado na prevenção do cancro da mama, os seus benefícios mantêm-se mesmo após o diagnóstico.
Estudos científicos mostram que o con-
sumo de legumes crucíferos (couves,
brócolos, nabo, couve-de-bruxelas, couve roxa…) reduz significativamente o risco de mortalidade e de recidiva. Este benefício deve-se à presença de substâncias como glicosinolatos e mirosinase nestes alimentos que devem ser ingeridos na sopa, crus ou em sumo, de forma a conservar todos os componentes, que podem ser perdidos na água de cozedura.
O consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura (incluindo produtos lácteos gordos, como é o caso da maioria dos queijos) leva a uma ingestão calórica excessiva e, consequentemente, a um aumento do peso corporal, o que aumenta a probabilidade de recidiva.
A ingestão de peixes gordos (salmão, sardinha, atum, cavala…), sementes de linhaça e nozes, poderá trazer benefícios durante os tratamentos oncológicos. Estes alimentos são ricos em ómega 3 que ajudam a reforçar a função imunitária (defesas do organismo), que pode estar comprometida durante o tratamento. Além disso, estudos revelam que a ingestão de alimentos ricos em ómega 3 poderá inibir o crescimento do cancro da mama em 30%.
Outros estudos comprovam que a ingestão regular de romãs, ricas em antioxidantes e fibras, inibe o crescimento do tumor e evita o aparecimento de metástases (formação de uma nova lesão tumoral noutro órgão).
Uma vez que a alimentação poderá trazer benefícios na prevenção e/ou tratamento, comer bem começa com a sua decisão, pois não basta saber, é preciso fazer!

Outras notícias em Vida