Câmara da Nazaré abre concurso para novo Centro de Saúde e Centro Escolar de Famalicão

A Câmara Municipal da Nazaré aprovou a abertura dos Concursos para a Construção do novo Centro de Saúde da Nazaré e do Centro Escolar de Famalicão.

Com um investimento de 1.366.340,00 euros (com IVA), e capacidade para o atendimento de uma população de 22.800 utentes, da Nova Unidade de Saúde da Nazaré nascerá no local onde funcionam as instalações atuais, mas cujas características funcionais e originais da construção se encontram desajustadas à real e atual necessidade de prestação de cuidados de saúde na Nazaré.

O novo edifício, articulado com a malha urbana existente, carateriza-se por uma linguagem arquitetónica simples, sóbria e moderna num jogo de volumes/formas e planos brancos, interrompidos por superfícies de cor azul estrategicamente posicionadas.

“A nova unidade de saúde colocará a Nazaré na primeira linha ao nível dos cuidados de saúde primários e das condições de atendimento dos munícipes e dos visitantes”, disse Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal, manifestando a sua “grande satisfação por ser o executivo que lidero a alcançar estes dois importantes objetivos para o desenvolvimento do Município e bem-estar dos munícipes”.

O atual centro de saúde é um edifício pré-fabricado, que data da década de 80. Após várias décadas de reivindicações, a necessidade de novas instalações foi reconhecida durante o atual mandato camarário e o compromisso com a ARSLVT assumido publicamente, com a assinatura do contrato-programa para a obra, o que permite, agora, o lançamento da empreitada a Concurso Público.

Para além das novas instalações de Saúde, a Câmara também aprovou a abertura do Concurso para a construção do Centro Escolar de Famalicão, o último da Carta Educativa do concelho da Nazaré, e o único que não foi concluído no mandato anterior, por falta de visto do Tribunal de Contas.

O Centro Escolar, uma obra cujo valor global de investimento será de 1.300.000,00 euros, destina-se a acolher o jardim-de-infância (50 alunos), e o 1º Ciclo de Ensino Básico (104 alunos).

Equipado com 2 Salas de atividade para o pré-escolar e 4 salas de aula para o 1º Ciclo do EB; que irão dispor de Biblioteca; Sala Multimédia; Secretaria; Sala de Professores/Educadores; Cozinha; Refeitório; Zonas de Recreio Exterior (descoberto e coberto); um Campo de Jogos Exterior (descoberto), o futuro Centro Escolar terá, ainda, acesso próprio ao Pavilhão Gimnodesportivo.

 

Com a abertura dos concursos “está dado mais um passo fundamental para concretizar duas obras estratégicas há muito ambicionadas pelo concelho da Nazaré”, declarou o autarca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found