Chegou a primavera!

Depois da intempérie de 19 de janeiro de 2013 e com o frio e chuva que, desde aí, se fazem sentir nunca se desejou tanto a chegada da primavera! A Natureza já está a explodir: verdes vários começam a instalar-se! São as árvores a fazer jus ao dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore e da Floresta. As comemorações atuais do dia da Árvore, remontam ao Arbor Day, insti-
tuído a 10 de abril de 1872 no Estado do Nebraska, E.U.A. sendo que, em Portugal, os primeiros registos de comemoração apontam para 1907, Seixal e Lisboa. Esta tradição disseminou-se pelo país até 1917, altura em que foi interrompida pela instabilidade política e retomada, apenas, em 1970 (Ano Europeu da Conservação da Natureza); desde aí e, um pouco por todo o país, plantam-se árvores de várias espécies! A maioria do território continental português está sob influência do clima mediterrânico pelo que, o estio está bem definido; sem chuva e com temperaturas a subir meses consecutivos a vida destas árvores agora plantadas só está garantida por regas regulares e por vezes nem a água lhes vale.
Dia 22 de março comemora-se ainda o Dia Mundial da Água e, no planeta Azul, esta efeméride pode parecer non sense! Mas, a percentagem de água doce global é baixa; se considerarmos que a porção de água doce global está em grande parte nos polos (estado sólido), podemos considerar a água doce acessível, um recurso escasso. Se, seguidamente, pensarmos que a agricultura consome 70% da água doce disponível na Terra, teremos de fazer melhor contas à Vida! Não evoco números. Antes apelo à poupança de um bem comum e indispensável a todas os seres vivos. No contexto das alterações climáticas globais, plantar árvores no dia 21 de março e face à escassez de água doce na Terra, é reflexão que deixo aos leitores (por algum motivo existe o Dia da Floresta Autóctone, em novembro!). Até lá, gozemos os dias mornos e o calor do verão! E que haja água para regar as árvores agora plantadas, os jardins mas também os pomares e os campos agrícolas! Porque se a seguir se escrevesse sobre a água necessária para consumo humano não chegaria este espaço!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found