DAR MÚSICA À(S) MÚSICA(S) – O Seu Programa de Governo

Quando me falam em política cultural recordo sempre um eterno amigo, diretor de uma conhecida banda filarmónica, que me contava ter geralmente de se deslocar a Espanha para comprar partituras de repertório para esse género de agrupamento, raramente disponíveis no nosso mercado. Esse é um dos tipos de problema existentes nesta área, relembrando ser essencial que o Estado providencie infraestruturas e meios logísticos de suporte a quem nela trabalha. E aqui será adequado evidenciar que os portugueses continuam descartados de uma educação musical de base, que o ensino público apenas promove numa reduzida parte dos seus programas. Essa formação continua assim a ser essencialmente providenciada por instituições como bandas filarmónicas e escolas de música privadas, bem como pela pesquisa individual. Manuel Maria Carrilho teve a virtude de ser um Ministro da Cultura que soube cimentar uma eloquente racionalidade estrutural, conseguindo, segundo as suas sensatas palavras, “equilíbrio dinâmico entre defesa e valorização do património, apoio à criação artística, estruturação do território com equipamentos e redes culturais, aposta na educação artística e na formação dos públicos”. O resultado mais significativo desse seu procedimento foi a consolidação da nossa atual rede de cineteatros, que disseminou pelo país as possibilidades de programar espetáculos com a melhor qualidade possível. Geri-la exige a sabedoria de entregar a sua gestão a quem saiba potenciá-la e garantir uma programação cuidada e eclética, que saiba articular artistas locais, nacionais e internacionais, o que nem sempre tem sucedido.
Conhecer e saber entender e investir no imenso talento musical de muitos portugueses deverá ser sempre o objetivo máximo de qualquer política cultural. E é lógico que fiquemos apreensivos quando cerca de metade do nosso Orçamento de Estado para a Cultura em 2016 se destina a alimentar os maus vícios de um canal de televisão supostamente público…

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