No dia 12 de abril, quinta-feira, cerca de 30 alunos do 7º ano da Escola Frei Estêvão Martins tiveram uma formação de jornalismo com o jornal O ALCOA, na biblioteca escolar.
Este foi o segundo workshop realizado nesta escola onde foi ensinado o processo de criação de um jornal.
A apresentação do jornal foi o primeiro passo do workshop onde os alunos ficaram a conhecer as diferentes secções d’O ALCOA e como elas se ligam com o rio que lhe dá o nome.
Como escrever uma notícia, como produzir um jornal, como organizar informação – do mais para o menos importante, como escrever os títulos foram alguns dos temas debatidos na formação.
“Este tipo de iniciativas é importante para articular os saberes dos alunos já adquiridos nas aulas, nomeadamente de Língua Portuguesa, com a componente prática do jornal “Daqui Fala a Escola””, explica John Soares, professor de inglês e coordenador da publicação da Frei Estêvão.
Na segunda sessão do workshop de jornalismo, os alunos mais uma vez puderam, em tempo real, participar ativamente na redação e paginação da presente notícia.
O workshop foi realizado em duas sessões: a primeira, no dia 22 de março, quinta-feira, foi dirigida aos repórteres de turma, que são o elo de ligação entre as turmas e o jornal “Daqui Fala a Escola”. A segunda, realizada no dia 12 de abril, quinta-feira, foi dirigida aos alunos do 7º ano, que estudam o texto noticioso nas aulas de Língua Portuguesa.
John Soares fez questão de agradecer, em nome da Escola Frei Estêvão Martins, “a disponibilidade da equipa do jornal O ALCOA em realizar o workshop” junto dos alunos repórteres de turma e depois com os alunos participantes, neste caso das turmas 7ºA e 7ºC.
O ALCOA quer continuar a realizar ações desta natureza noutras escolas do concelho promovendo a interação com os jovens e a sua participação ativa no jornal.