Direção do mosteiro faz ultimato à Igreja

“Remoção da intervenção efe-tuada, no prazo de 15 dias”, ordenou Paula Silva, diretora-geral do Património Cultural, à Paróquia de Alcobaça, em carta datada de julho de 2016. Em causa, a colocação de um vidro transparente na Capela do Se-nhor dos Passos, que funciona como uma segunda porta e que responde a uma antiga aspiração da paróquia de Alcobaça: a abertura contínua ao culto, bem como a proteção e recolhimento do que há de mais sagrado numa Igreja – o Santíssimo Sa-cramento, que constitui para os católicos a presença do próprio Deus. Depois de meses a tentar chamar à razão a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), na passada segunda-feira, a paróquia procedeu à remoção da dita divisória.
Para Maria Carolina Sanches, alcobacense ativa na paróquia e na comunidade local, “é uma grande mais-valia que vamos perder não só para nós mas para muitos que nos visitam”, defendendo que esta era “uma solução muito digna e razoável, que não constitui novidade nenhuma, que se vê aqui e no estrangeiro”. A professora recorda que “esta é a nossa igreja paroquial, já não temos outra, assim deveria estar permanentemente ao serviço da comunidade, sobretudo a capela que tem o Santíssimo”.
Já iniciado anteriormente o processo e com autorização tácita, a atual direção não deu seguimento ao assunto durante meses, tendo sido depois a DGPC rapidíssima a notificar a paróquia do seu «não porque não», em vez de louvar a iniciativa custeada pela paróquia.

(Saiba mais na edição em papel e digital de 15 de dezembro de 2016)

Uma resposta

  1. A DGPC, não houve os interessados e lesados com a sua determinação, sem motivo aparente. Dá ouvidos, a quem não segue os princípios da Igreja Católica e como tal nem percebe o que é não ter um lugar de culto onde possa estar em oração com o Santíssimo Sacramento.
    Assim, a nossa indignação passa pela imposição da DGPC e muito mais pela Direção do Mosteiro, que não tem abertura/conhecimento dos ritos próprios da Igreja de Cristo, lesando os paroquianos e todos os visitantes que este Património da Humanidade tem diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found