As festas populares representam um importante meio de financiamento local de coletividades, paróquias ou associações, muitas vezes localizadas em lugares onde o financiamento não chega, nem para comprar “um par de meias”.
As festas populares possuem ainda um lado que promove o encontro e reencontro com as origens, entre aqueles que partiram para trabalhar noutros locais e os que permanecem. Estes eventos têm agora outras exigências para a sua realização. Desde 15 de maio que as festas populares, festivais e outros eventos, com mais de mil pessoas, estão obrigados a ter o apoio de bombeiros, de ambulâncias com suporte básico de vida e de enfermeiros. Quatro formulários, ter em permanência equipa médica e de enfermagem, disponibilidades de ambulâncias e uma parafernália de registos obrigatórios são algumas das exigências da Direção-Geral da Saúde para a sua realização. Entidade que publicou este mês, a norma que agrega novas regras de saúde pública para eventos de massas com estas características. Este “higienizar” das festas populares terá de ser tido em conta numa celebração mais pequena, como o evento dos 90 anos da freguesia do Bárrio, nos dias 2 e 3 de junho, ou numa outra com diferente dimensão, como a Feira em honra de São Bernardo, em Alcobaça, que anualmente atrai milhares de pessoas em agosto e que terá outra exigência.
É precisamente a festa em honra do padroeiro de Alcobaça que evidenciamos nesta edição d’O ALCOA, não pelas razões aqui apresentadas, mas porque há intenção de se elevar a parte religiosa da celebração, promovendo e incluindo a participação de todas as freguesias do concelho, numa procissão com o São Bernardo em destaque. Não podendo concretizá-la com a imagem original, localizada no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, por razões de conservação, a paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça avançou com a aquisição de uma nova imagem, que se prevê pronta para as celebrações de agosto. Nesta primeira edição de junho realçamos também o Dia Mundial da Criança com três páginas especiais. Nelas os alunos e professores do Centro Escolar de Alcobaça, convidados a integrarem a redação d’O ALCOA, escreveram as suas próprias notícias. Para ler com atenção.