Alcobaça recebeu, durante cinco dias, um mar de gente. A Feira de São Bernardo, que este ano também elevou a maçã, teve como ponto alto as celebrações religiosas.
Com o propósito de dar um sentido mais religioso à festa do padroeiro da cidade e fundador do Mosteiro de Alcobaça, foi realizada, após a missa, uma procissão alargada a todas as comunidades paroquiais.
Para a ocasião, a paróquia de Alcobaça adquiriu uma nova imagem de S. Bernardo. O santo saiu em procissão, pela cidade, acompanhado pelos outros santos padroeiros das paróquias do concelho. Uma caminhada ao qual se juntaram ainda as associações e coletividades, cumprindo esta missão de unir todas as paróquias em torno da celebração do santo padroeiro de Alcobaça.
Mesmo entre crentes e não crentes, a emoção e o entusiasmo que se sentiu durante a procissão mostram que na Igreja há lugar para todos e que quando se quer consegue-se unir diversos esforços em torno de um propósito comum. A mensagem da Igreja como lugar para todos foi também o legado deixado pelo Papa Francisco, na Jornadas Mundiais da Juventude, que aconteceram entre 1 e 6 de agosto, em Lisboa. Referindo que “a Igreja não tem portas, para que todos possam entrar”, o pontífice mostrou a importância de irmos ao encontro das diferenças de cada um, sem juízos ou preconceitos, pois só dessa forma poderemos ser uma Igreja de todos. A festa de São Bernardo e as Jornadas Mundiais da Juventude são dois dos assuntos em destaque nesta quinzena d’O ALCOA. Boas leituras!