Educação. Escolas preparadas para a chegada do novo ano letivo

Neuza Santos
Jornalista

O mês de setembro significa o regresso às aulas. O ALCOA foi saber junto das escolas da região como está a preparação para o novo ano letivo.
Os dias 12, 13 e 14 de setembro marcam a nova viagem. Para o pré-escolar, primeiro e quintos anos do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, as aulas começam a 12 de setembro. Os restantes anos escolares começam a dia 13. No Instituto Educativo do Juncal (IEJ), as aulas iniciam-se, para o ensino profissional, a 12 de setembro. Já para os restantes ciclos, principiam a 13. Na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (EPADRC), no Externato Cooperativo da Benedita (ECB), no Agrupamento de Escolas de Cister e no Agrupamento de Escolas da Benedita, as atividades letivas arrancam a 12 de setembro. No Externato Dom Fuas Roupinho (EDFR) e no Agrupamento de Escolas da Nazaré, as aulas começam a 14 de setembro.
“Assegurar a qualidade do ensino, implementando todas as propostas e projetos a que nos vinculámos”, é o primeiro grande desafio expressado por Luísa Sardo, diretora do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto. Por outro lado, destaca que as “ameaças” são a “redução do crédito horário nas escolas e a falta de professores”, uma vez que há “três professores, que não foram colocados na primeira fase. Faltam ainda duas colocações antes do início do ano letivo, e os professores já escasseiam em algumas áreas. De realçar que até ao início do ano letivo ainda, há duas reservas de recrutamento, mas a situação pode ser alterada”. Na EPADRC “não se prevê a falta de professores”, nota Paula Malojo, diretora da escola, acrescentando que o principal desafio é o “sucesso dos alunos, pelo que é necessário criar condições para o desenvolvimento de uma formação de excelência”. Para tal foram estabelecidas prioridades, como o “aumento do número de salas, através da recuperação de edifícios, e a construção de um campo de jogos para várias modalidades desportivas”. Em termos de acompanhamento do percurso formativo, a “inclusão e o acompanhamento personalizado, entre outras” são matérias que norteiam a ação educativa.

Saiba mais na edição impressa e digital de 7 de setembro de 2023

Neuza Santos
Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos
WhatsApp Image 2024-06-03 at 12.09.27

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found