Estudantes da ESAD.CR criam coleção irreverente para marca de meias britânica

Ana Cancela e Mónica Monteiro, estudantes de Design Gráfico e Multimédia na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), criaram uma nova coleção, irreverente e original, para a marca de meias britânica ChattyFeet. As estudantes criaram propostas gráficas para as novas linhas desta marca internacional, inspirando-se no rock and roll e em artistas célebres, estando uma das coleções a ser já comercializada e outra em produção. A ChattyFeet vende para todo o mundo através da sua loja online, tem sede em Inglaterra, e a produção de todas as coleções é feita em Portugal.

A oportunidade de colaboração surgiu na sequência de um contacto dos professores da ESAD.CR com os responsáveis da ChattyFeet, sendo que a escola foi depois convidada a delinear ideias para a nova coleção da marca. Os trabalhos foram desenvolvidos em Projeto de Design Gráfico, lecionado pelos docentes Miguel Macedo e Paulo Silva, e foram 60 os estudantes a participar no projeto, sendo que metade se submeteu ao escrutínio da ChattyFeet, onde os trabalhos de Ana Cancela e Mónica Monteiro se evidenciaram.

A ChattyFeet prima por apresentar de forma divertida e peculiar as tradicionais meias, desafiando os seus clientes, como a própria marca revela, a «experimentarem as meias responsáveis pela felicidade dos pés, cheias de personalidade, que se transformam no alter-ego dos seus donos, soltando divas interiores, palhaços e padrinhos da máfia». A marca nasceu para trazer mais divertimento às pessoas, com as suas meias “de personalidade forte”.

Miguel Macedo adianta que «no segundo ano os estudantes já têm mais capacidade de entender e desenvolver a ilustração e a tipografia, tal como a apresentação final dos seus projetos, e foi por isso que sentimos que seria um bom momento para explorar um trabalho com a marca».

«Sabemos que os projetos que são sugestivos na utilização da ilustração são muito bem aceites por parte dos estudantes, ora porque gostam do desenho, ora porque os desvia um pouco do efeito totalmente digital ou puramente comercial de um projeto. Além disso, a ilustração, enquanto recurso visual, o riso e o humor são correntemente aceites pelas empresas, pelas publicações, e pelo público em geral, como elemento humanizador e de unificação com o leitor, o utilizador, ou o consumidor. Portanto, trabalhar num projeto como a ChattyFeet, além de nos divertir a todos, imprime nos alunos a perceção de que o design gráfico se pode estender às mais variadas aplicações, como meias», salienta o docente da ESAD.CR.

A ChattyFeet enviou uma matriz de briefing, com todos os dados gerais, acompanhada de um pack de meias para dar a conhecer fisicamente o produto aos estudantes da ESAD.CR. Miguel Macedo explica que «os estudantes perceberam muito rapidamente a atitude da marca e propuseram várias respostas ao projeto. A liberdade criativa dos estudantes foi total, que muito facilmente mergulharam em universos estranhos, divertidos e curiosos, para encontrar as personagens para as coleções: heróis, divas, monstros, artistas, glutões, nerds, ciclopes, entre outros».

Os estudantes desenvolveram o projeto durante um mês. Ana Cancela serviu-se do movimento Rockabilly na criação dos seus modelos “Sandy Socks” e “Danny Socks”; Mónica Monteiro inspirou-se nos célebres artistas Picasso e Andy Warhol para os seus modelos “Feetaso” e “Andy Sock-Hole”. Os modelos de Ana Cancela já estão a ser produzidos e comercializados no website da ChattyFeet, e os de Mónica Monteiro estão em produção.

A ChattyFeet desenvolve a marca convidando regularmente novos criativos e ilustradores para se associarem ao projeto, de forma a que cada nova coleção se apresente com um universo e imaginário gráfico diferente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found