São perto das dez horas da manhã do dia 28 de abril, na EB1 de Évora de Alcobaça. O burburinho dos alunos desta escola, reunidos na sala de aula, lembram que hoje é um dia diferente. “E que dia é este?” pergunta Paula Ribeiro, uma das professoras desta escola. É dia de receber a autora e contadora de estórias, Vanda Marques.
A escritora alcobacense trouxe, à escola, a sua história O Rei e a Estrela para partilhar de forma dinâmica e pedagógica. Enquanto contava as peripécias “do rei poderoso e egoísta que queria para si a estrelinha mais brilhante do céu”, os alunos escutavam com atenção. Uma vez terminada a história, o momento seguinte foi de participação, onde lhes foi pedido que ajudassem, através de uma chuva de ideias, a recolher palavras sobre os valores destacados naquele livro. Em conjunto construíram essa linha de raciocínio e registaram o resultado para depois trabalharem em aula.
A iniciativa de trazer autores a contarem as estórias dos seus livros, a cerca de 41 alunos desta escola, faz parte de um estudo académico que pretende precisamente investigar de que modo as estórias favorecem a pedagogia da convivência. “Os alunos, além de participarem, irão responder a um inquérito anónimo que irá permitir recolher outros dados para esta investigação”, disse a’O ALCOA Natércia Inácio, educadora social, autora do estudo e também autora e contadora de estórias.
Saiba mais na impressão impressa e digital de 1 de junho de 2023