Exposição. Chitas de Alcobaça da coleção Pereira de Sampaio em exposição em Paris

Catarina Reis
Jornalista

Foto por Filipe de Moura

“Honrado e emocionado”, assim se sentiu o alcobacense Jorge Pereira de Sampaio, ao ver o nome da mãe Maria do Céu Pereira de Sampaio à entrada do Museu de Toile-de-Jouy, por ocasião da abertura da exposição “Chitas d´Alcobaça. Collection Pereira de Sampaio”, a 2 de junho. Museu que se localiza em Jouy-en-Josas, Paris, na França, e que constitui um dos principais museus têxteis franceses. Toile-de-Jouy é o nome dos tecidos pintados ou estampados a partir de 1760 na fábrica de Jouy-en-Josas.

Comissariada pela alcobacense Joana d’Oliva Monteiro e por Madalena Braz Teixeira e organizada pela ADEPA – Associação de Defesa e Valorização do Património de Alcobaça, com o apoio da Câmara Municipal, a exposição enquadra-se na Temporada Cruzada Portugal – França 2022, uma iniciativa de programação bilateral que decorre nos dois países até ao final de outubro de 2022.

A coleção de tecidos de Chita de Alcobaça da família Pereira de Sampaio, desenvolvida ao longo de mais de 50 anos, oferece uma viagem única à riqueza patrimonial dos tecidos de algodão estampados portugueses. Do acervo fazem parte “colchas, lenços e toalhas, dos séculos XVIII e XIX, que a minha mãe foi colecionando”, disse a’ O ALCOA, o alcobacense, que ofereceu uma colcha da sua coleção ao museu.
De Alcobaça, para além de alguns vestidos de particulares, também está presente a “Made In Alcobaça”, da criativa e empresária Florbela Costa, que agradece a Jorge Pereira de Sampaio: “um grande impulsionador e apaixonado por tudo de Alcobaça e que neste feito todo a ele o devemos”.

Saiba mais na edição impressa e digital de 9 de junho de 2022.

Catarina Reis
Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found