No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância – Abril, o Centro Social da Freguesia de Famalicão em articulação e colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a Câmara Municipal da Nazaré, sob o lema “A melhor forma de tratar o problema é evitar que aconteça”, realizou uma sessão de sensibilização dinamizada por Florbela Barata, representante das Instituições Particulares de Solidariedade Social na CPCJ da Nazaré. Esta sessão realizou-se na sexta-feira, dia 17 de abril, destinando-se aos pais e/ou encarregados de educação das crianças que frequentam a Creche do Centro Social, tendo a mesma coincidido com a abertura de mais uma sala da Creche desta instituição, devido ao crescente número de crianças que têm vindo a ser inscritas para frequentar os serviços da instituição.
O objetivo desta iniciativa, para além de assinalar abril como “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, através da Campanha “Laço Azul”, foi também divulgar o funcionamento e o trabalho realizado pela CPCJ no concelho.
Realizou-se também, na sexta-feira, dia 24 de abril, pelas 21h30, no Clube Recreativo Estrela do Norte (CREN) uma sessão de cinema, com o filme “Vão-me buscar alecrim”, alusivo a esta problemática social.
Pretende-se, com estas atividades, consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos na infância, do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva e ainda do fundamental envolvimento comunitário.