A Feira de São Bernardo 2016 viveu quatro dias de grande afluência de público que lotou por completo o recinto envolvente do MercoAlcobaça. A edição deste ano revelou-se “um sucesso rotundo e inquestionável”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio.
Durante o evento, dezenas de milhares de pessoas marcaram presença quer nos concertos do palco principal – António Zambujo, José Cid, Herman José e Agir – quer no palco secundário – preenchido por atuações grupos culturais locais (ranchos folclóricos, fanfarras, orquestras e outros artistas) – quer na mostra empresarial e na Mostra de Cerâmica de Alcobaça. Destaque também para o sucesso dos restaurantes da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça e da Associação de Agricultores da Região de Alcobaça, onde o Porco Malhado de Alcobaça esteve em grande destaque, e da tradicional Alcobaça Equestre que atraiu vários apreciadores.
“Todos os anos procuramos inovar e acrescentar algo de novo à Feira de São Bernardo”, lembra Paulo Inácio, sublinhando que “a Mostra de Cerâmica de Alcobaça foi uma justa homenagem a um setor com enormes pergaminhos no nosso concelho”. O edil destaca ainda o Palco 2 que “deu uma boa oportunidade às nossas orquestras juvenis, ranchos folclóricos e outros grupos musicais de se mostrarem perante tanta gente”. Paulo Inácio defende que “a Feira de São Bernardo é uma celebração das nossas raízes”, realçando “todos os funcionários que se empenharam na organização deste evento que coloca Alcobaça no mapa dos principais eventos de verão da região e do país”.
A próxima edição da Feira será a última nas atuais instalações do MercoAlcobaça que será requalificado e transformado num pavilhão multiusos, com capacidade de acolhimento para vários eventos. Está prevista a realização da Feira de São Bernardo, em 2018, já neste novo equipamento.