Fonte dos Ribeiros

Foto por Catarina Reis

Datada de 1933 e com a inscrição na lápide de MN, que significa Matas Nacionais, esta fonte, localizada numa zona de Valado dos Frades é popularmente conhecida pela “Fonte do Ribeiro” por se situar num local conhecido pelos Ribeiros.
Escondida no meio de um talhão de pinhal perto da lagoa seca, em Valado dos Frades, foi outrora uma fonte de água importante para matar a sede aos agricultores que trabalhavam naqueles campos e também para os trabalhadores das matas nacionais.
A água brota ali de uma pequena nascente que, em anos de muita pluviosidade, forma um riacho que escorre e abastece a lagoa seca localizada um pouco mais abaixo e onde habitam algumas colónias de patos selvagens.
Apesar da importância que teve noutros tempos, atualmente a fonte está completamente esquecida abandonada. Longe do povoado e inserida no pinhal recentemente abatido para renovação, é densa e vasta a vegetação que cresce à sua volta, pelo que é preciso alguma perspicácia e cuidado no caminho para dar com ela.
Nos invernos rigorosos, a água é abundante e toda a envolvente à fonte parece um quadro pitoresco, cenário de uma paisagem idílica onde o silêncio é apenas quebrado pelo murmúrio das gotas de água. Uma imagem que se altera com o calor do verão, época em que a fonte tem tendência a secar.
Por não serem feitas análises ou qualquer controle à sua qualidade, não é aconselhável, tanto de inverno como de verão, beber da sua água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found