Identificação eletrónica

Ana Catarina Duarte
Enfermeira veterinária

Atualmente a identificação eletrónica (microchip) é obrigatória para cães, gatos e furões até aos 4 meses de idade.
O microchip é um pequeno dispositivo (do tamanho de um grão de arroz) que é aplicado pelo médico veterinário, debaixo da pele, na zona lateral esquerda do pescoço dos animais.

Cada microchip tem um código numérico único que será registado numa base de dados (SIAC) permitindo uma associação do animal com o seu titular.

No SIAC, além do número do microchip, fica registada a identificação do animal, do seu titular e do médico veterinário que procedeu à aplicação do microchip.

Após o registo é emitido um documento (DIAC) com todos os dados registados no SIAC, sendo este o documento de identificação do animal que o deve acompanhar em todas as suas deslocações.

Com um equipamento de leitura apropriado é possível verificar qual o número de identificação do animal e reconhecer o seu tutor.

O microchip permite identificar animais perdidos, previne abandonos e promove a detenção responsável de animais de companhia.

Em caso de morte do animal, alteração de residência ou dos contactos do titular, transmissão de titularidade ou desaparecimento/recuperação do animal, deve contactar o SIAC ou o médico veterinário assistente e caso necessário pedir a emissão de um DIAC atualizado.

Pode verificar se o seu animal está registado no SIAC em www.siac.vet ou dirigindo-se ao médico veterinário.

Ana Catarina Duarte
Enfermeira veterinária

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found